Uma viagem pela literatura é o que propõe o SESI Escola de Referência Dra. Emina B. Mustafa, que lançou o Clube de Leitura para os seus alunos. Aberto pela bibliotecária da escola, Edilmara Lima, o evento contou com a presença do escritor amazonense Jan Santos, que falou aos estudantes sobre sua relação com os livros e o caminho que percorreu no mundo da escrita.
No mercado editorial desde 2013, Jan Santos disse que os livros foram fundamentais em sua formação pessoal e profissional, ao relatar sua trajetória, desafios e inspirações. “A literatura sempre foi um espaço de refúgio e de encontro comigo mesmo. Fico feliz de poder compartilhar isso com jovens que estão começando a construir suas próprias histórias”, disse o autor.

Debate e reflexão
O Clube de Leitura da escola tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos, proporcionando momentos de debate e reflexão sobre diferentes obras. Edilmara Lima explicou que a iniciativa vai contemplar alunos do Ensino Fundamental 1, 2 e, e do Ensino Médio, totalizando seis grupos contemplados pelo clube. “Queremos criar um espaço onde os estudantes possam se expressar, discutir ideias e se aproximar da literatura de uma forma mais dinâmica e envolvente”, esclareceu.

“O Preço da Aranha”
O evento também contou com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que foram coordenados pelo professor Alexandre Santos. Ele conduziu um momento de perguntas sobre o conto “O Preço da Aranha”, de Jan Santos, previamente estudado em sala de aula. Durante a discussão, os alunos puderam compartilhar suas interpretações e levantar questionamentos sobre os temas abordados na obra, enriquecendo o debate.

Sorteios
Guilherme Albuquerque, um dos alunos participantes do evento, elogiou a iniciativa. “Eu nunca tive muito hábito de ler, mas com esse clube acho que vai ser mais fácil pegar gosto pelos livros. Achei muito legal ouvir um escritor sobre sua trajetória, me deu vontade de conhecer mais histórias”, comentou.
O evento foi encerrado com sorteio de três exemplares da obra “O Velho, Novo. E Sem Tempo”, obra organizada por Luiz Andrade, que inclui o conto “O Preço da Aranha” e outras histórias de escritores amazonenses, com o objetivo de incentivar o gosto dos alunos pela literatura regional.

Espaço de descobertas
O Clube de Leitura foi criado para ser um espaço de descobertas e trocas enriquecedoras para os estudantes, aproximando-os do universo literário de maneira leve e envolvente.
Um pouco sobre o escritor
Jan Santos, doutorando em educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Autor independente desde os 19 anos de idade, lançou “Rudá – filho da terra e das estrelas” (2023), “O livro do rio: Iguaraguá” (2021) e o “Dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas” (2019). Vencedor do Prêmio Thiago de Mello e, por duas vezes, do Manaus de Conexões Culturais.
Com o grupo Coletivo Visagem, organiza e assina um dos contos da antologia “Encantarias”, comtemplada pela Lei Aldir Blanc em 2020.