O Tribunal de Justiça do Amazonas empossou nesta segunda-feira, as magistradas Ida Maria Costa de Andrade e Lia Maria Guedes de Freitas, nos cargos de desembargadoras.
As duas vêm engrossar o número de mulheres que se destacam em diversa áreas jurídicas e econômica em nosso estado, como TCE, TRE, PGE etc.
Beijo no Gordo

O Instituto de Autismo do Amazonas recebeu doação de parte da herança de Jô Soares e já construirá sua sede própria. A doação foi viabilizada por Flávia Pedras, ex-esposa do apresentador.
O novo espaço, que antes funcionava em imóvel alugado, será agora a casa definitiva da instituição que há 12 anos atua em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região Norte.
Da mesma laia

O prefeito Walder Ribeiro da Costa, o ‘Cecéu’, de Santo Antônio do Içá, gravou um áudio defendendo os policiais acusados de estuprar uma mulher indígena da etnia Kokama, de 29 anos, durante nove meses, na Delegacia do município.
‘Cecéu’ questiona os critérios usados para a escolha dos policiais envolvidos na investigação. “São todos pais de família. Quero entender o que aconteceu e quais critérios foram utilizados para selecionar esses policiais”, disse ele.
Sem querer dar picica, mas…

Um dos mais tradicionais prédios de Manaus, que durante anos formou gerações de advogados, pode virar pó. Trata-se do prédio da Faculdade de Direito. Em 2024, a UFAM foi levada a escolher quais prédios antigos iriam permanecer sob seu poder e uso.
A UFAM teria “desistido” do prédio da Faculdade de Direito, o qual, por essa razão, está sujeito à demolição, ao uso de menor valor, por entidade nem sempre qualificada ou se tornar moradia popular.
Ê, ê, ê fumacê…

Com a redução das chuvas, as queimadas vêm junto com a estiagem e no final de semana, Lábrea já registrou qualidade do ar “muito ruim” e Manicoré “péssima”. Os dois municípios ficam no Sul do Amazonas, na região do Arco da Soja (hoje chamado de Arco do Fogo) e na calha do rio Madeira, onde o garimpo invade.
A fumaça cobria ambos os municípios. Para chegar em Manaus é um salto de pulga.
Desintera família

Um total de 60 motociclistas perdeu a vida, de janeiro para cá, em acidentes de trânsito. Os dados são da prefeitura, o que demonstra que a vida não é mais prioridade para quem ganha a vida (ou morte) sobre duas rodas.
Embora esse percentual represente uma redução de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 72 mortes de motociclistas, não deixa de ser preocupante.
NINGUÉM MERECE
* Os trotes continuam sendo feitos para o SAMU, atrapalhando o bom andamento dos serviços. A maioria é feita por adolescentes.
* Apesar da Venezuela ter aumentado as taxas de exportação para o Brasil, caravanas de venezuelanos chegam diariamente a Roraima, fugindo da fome.
* A Polícia Federal começou a ir pra cima dos chamados CACs de Manaus. Os agentes querem saber se as armas registradas estão de posse de quem fez o registro.
* E só rouba quem é vagabundo. O que mais se vê pelo Centro é alguém vendendo água mineral 600 ml a 2 reais.
* Nesse calorão, não dá é tempo.
* Agora é o queijo coalho que está custando os olhos da cara. Não bastava o tucumã e o açaí.