Ai, ai, ai, ai, ai, ai…tá chegando a hora! O Centro será o palco de um dos maiores festivais gratuitos de artes integradas do Brasil, que é o Sou Manaus Passo a Paço 2025, que começa no próximo dia 5 e vai até 6 e 7 de setembro. Com o tema “A Festa do Povo Floresta”, o evento consolida-se como referência nacional de acesso à cultura, diversidade e valorização da identidade amazônica, reunindo música, gastronomia, artes visuais, cultura urbana, exposições e atividades interativas em uma grande ocupação cultural no coração da cidade.
Neste ano, o festival contará com mais de 2 mil apresentações de artistas locais e 20 atrações nacionais de peso, distribuídas em 17 palcos espalhados por diferentes pontos do Centro. Para os shows principais, dois palcos concentram as grandes atrações: Palco Malcher e Palco Alfândega.

Dez anos de sucesso
Esse ano, o Sou Manaus Passo a Paço celebra uma década de existência como o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, consolidando o festival como referência nacional de acesso à cultura, diversidade e valorização da identidade amazônica. Na programação, estão confirmadas mais de 2 mil apresentações de artistas locais, além de 20 atrações nacionais de peso, distribuídas em 17 palcos espalhados por toda a área do festival.

Crescimento exponencial
Os espaços históricos e culturais da região central da capital serão novamente ocupados com música, arte urbana, gastronomia, exposições, teatro e ações interativas para todos os públicos.
Segundo dados do “#SouManaus”, o público do festival tem crescido significativamente a cada edição: em 2022 foram mais de 380 mil pessoas, em 2023 esse número subiu para 420 mil, e em 2024 ultrapassou a marca de 450 mil participantes. A estrutura do evento comporta um público rotativo.

Aula show
Neste ano, a tradicional Aula Show também ganha um novo formato. Em apoio à candidatura de Manaus como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, o evento será comandado por três chefs renomados da cena local, que tiveram papel fundamental na construção dessa candidatura.
A aula reunirá cerca de 100 convidados, entre chefs e estudantes de gastronomia, e apresentará menus inéditos com o uso de insumos regionais.

Programação completa
Além da estrutura de shows, o Sou Manaus também se destaca por oferecer uma programação completa e diversa, que valoriza todas as expressões artísticas. Um dos espaços mais tradicionais, a histórica rua Bernardo Ramos, será novamente transformada em uma vitrine de arte popular, com uma feira de artesanato valorizando a produção local e regional. Em outro ponto do circuito, o público poderá vivenciar o teatro lambe-lambe, uma experiência cênica em miniatura. O projeto Tecelagem na Floresta, que une moda, arte e cultura, integra a programação reforçando o compromisso do festival com a diversidade artística. A juventude também tem espaço garantido no Cultura Urbana, com atrações como Batalha de MCs, Batalha K-pop, Batalha Cosplay e outras linguagens urbanas.
No espaço Estação das Artes, oficinas de pintura, malabares, tecidos e atividades manuais promovem a participação ativa do público. Para quem quer viver a experiência completa, o festival também oferece uma grande praça de alimentação, com opções que exploram o melhor da culinária amazônica e diversificada. A programação gastronômica também é um dos destaques.
O Festival Gastronômico contará com cerca de 95 pontos de venda, entre barracas, food trucks e espaços com pratos da culinária tradicional e criativa. A tradicional Aula Show, em novo formato, será comandada por chefs locais que contribuíram para a candidatura de Manaus como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, apresentando menus inéditos com ingredientes amazônicos.