A construção de um alinhamento de ações entre Suframa e Sudam foi a pauta do encontro ocorrido entre os superintendentes Algacir Polsin (Suframa) e Paulo Roberto Correia (Sudam), nesta quinta-feira (13). Durante a reunião, realizada na sede da Suframa, foram apresentadas frentes de trabalho comuns aos dois órgãos, que podem ser trabalhadas por meio de cooperação técnica na área de abrangência comum às duas superintendências (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá).

A comitiva da Sudam também conheceu as instalações do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), com visitas aos laboratórios de pesquisa. Uma das propostas é que, com a personalidade jurídica do CBA estabelecida como fundação pública de direito privado, o projeto Rota da Biodiversidade, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) – ao qual a Sudam é vinculada – possa ser atraído para o Centro. O Rota da Biodiversidade estimula o desenvolvimento econômico, social e sustentável das regiões a partir da estruturação da cadeia produtiva de fitomedicamentos e fitoterápicos.

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, ratificou o interesse em firmar parcerias com a Suframa. “Temos vários pontos convergentes, vamos analisar essas frentes de trabalho e temos todo o interesse em institucionalizar essa parceria”, disse, convidando, ainda, o superintendente Algacir Polsin para visitar a sede do órgão, em Belém. “Precisamos unir nossos esforços em prol da região que temos em comum para que possamos resgatar a capilaridade de nossas instituições nesses Estados, espraiando o desenvolvimento regional”, afirmou Polsin.