Chegou a vez do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) receber a comitiva da alta gestão da Autarquia que, assim como ocorre em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), aproveita a agenda para melhor identificar as atividades realizadas na localidade, bem como verificar demandas e oportunidades para intensificar ações na região. Após diversas visitas técnicas promovidas pela Superintendência Adjunta de Projetos (SPR), unidade interna da Suframa responsável por administrar atividades agropecuárias da Zona Franca de Manaus (ZFM), este foi o primeiro deslocamento oficial da atual gestão da Autarquia ao DAS.

Ocorrida no dia 4 de dezembro, a visita foi realizada na área do Distrito Agropecuário localizada em parte do município de Rio Preto da Eva (AM). Na ocasião, a equipe da Suframa percorreu a AM-010 até o quilômetro 108, limite da área incentivada do DAS. Ao longo do percurso, foram verificadas as áreas disponíveis para futuros empreendimentos agroindustriais, bem como verificou-se a área que deve ser dedicada ao projeto do Distrito Bioagroindustrial de Rio Preto da Eva (Darpe).

A comitiva ainda identificou terrenos que sofreram ocupações irregulares e falou com alguns moradores sobre os prejuízos que a ação pode levar quanto à perda de bens e valores diante da possibilidade de reintegração de posse para que as áreas sejam efetivamente utilizadas para o desenvolvimento de atividades produtivas, conforme sua destinação original.

Agroindústrias

A alta gestão da Suframa também aproveitou a oportunidade para conhecer dois empreendimentos instalados no DAS, sendo uma piscicultura e uma suinocultura. Na empresa Ração Confiança, o diretor Paulo Renato Lopes apresentou tanto a estrutura de fabricação de rações quanto a tecnologia e os tanques utilizados para a criação de peixes. O estudo genético que leva ao melhoramento das espécies criadas no local é um dos destaques informados por Lopes para a qualidade dos peixes que saem da empresa para os mercados locais. “Hoje o nosso peixe de cativeiro é mais saboroso que o da natureza, se quebrou um grande paradigma. Foram anos de luta para chegar a esse ponto. Agora o desafio é melhorar ainda mais para sermos mais competitivos”, disse.

O titular da Suframa, Algacir Polsin, primeiramente, agradeceu o empenho do dirigente agroindustrial pela promoção da atividade no DAS e destacou que a equipe técnica da Autarquia está dedicada para alavancar o setor primário incentivado da Zona Franca de Manaus (ZFM) e que está à disposição para dar o suporte possível para fomentar empreendimentos que gerem oportunidades e renda na região. “A Suframa está preparando um edital a partir das demandas levantadas para o Distrito Agropecuário. E queremos fortalecer o DAS para diversificar a atividade econômica local e garantir que a sociedade tenha mais oportunidades”, afirmou.

Outro empreendimento visitado pela equipe foi a Fazenda Bela Vista, local de criação e abate de suínos. A estrutura para criação de porcos e a área dedicada para fruticultura, que também faz parte da agroindústria, foi apresentada por representantes da fazenda.