No Fan Esportes desta quinta-feira (5), Gilmar Couto irá receber Silvana Reis, idealizadora do grupo Superdoadoras, que dão um exemplo, mostrando que esporte, saúde e solidariedade sempre devem andar lado a lado.

Apesar do nome estar no feminino, o grupo de doadores voluntários não é exclusivo para mulheres. De acordo com Silvana, o nome tem ênfase nas doadoras porque o número de mulheres que fazem doação de sangue no Brasil ainda é muito baixo, correspondendo a apenas 33% das doações.

E os esforços do grupo têm gerado um resultado excelente. Com apenas um ano e quatro meses de existência, as Superdoadoras já realizaram cinco grandes ações e arrecadaram mais de duas mil bolsas de sangue. “Nós estabelecemos uma meta em cada ação e sempre conseguimos superá-la”, afirmou Silvana.

Com o início da pandemia, a iniciativa das Superdoadoras foi essencial para manter o estoque de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) durante a pandemia do Covid-19, e chegou a atrair a atenção até mesmo de outros hemocentros do país, que chamaram as Superdoadoras para fazer campanha fora do Amazonas.

1º Treinão das Superdoadoras

A próxima campanha de doação acontece no dia 19 de dezembro, a partir das 7h no Hemoam, mas o grupo também vai realizar, no dia 6 de dezembro, o Treinão das Superdoadoras.

O treinão acontecerá no Estacionamento do Alphaville, com concentração a partir das 5h30 e largada às 6h. O valor da inscrição para o treino, com percursos de 3km para caminhada e 5km e 10km para corrida é de R$ 110,00 para cada dupla, recebendo camisa, medalha e número de peito.