MSKTV
Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Manchete

TCE-AM realiza nesta terça sua primeira Sessão Ordinária do ano

3 de fevereiro de 2025
em Manchete, Política
0 0
TCE-AM realiza nesta terça sua primeira Sessão Ordinária do ano
facebookTwitterWhatsapp

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Tribunal Pleno de 2025. Sob a presidência da conselheira Yara Amazônia Lins, o julgamento dos processos irá acontecer no Plenário da Corte de Contas, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, como Youtube e Facebook.

Os conselheiros do TCE-AM devem julgar 157 processos, sendo 29 da pauta dos adiados, que incluem processos que retornam para apreciação após pedido de vistas. Já a pauta do dia, que terá 128 processos, contará com 13 prestações de contas anuais; 58 recursos; 31 representações; 10 embargos de declaração; oito fiscalizações de atos de gestão; quatro tomadas de contas; duas auditorias; uma consulta e uma denúncia.

Prestação de contas de 2023



Entre as prestações de contas anuais em julgamento estão a referente ao exercício de 2023 do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Uarini, de responsabilidade de Adonel Lira de Souza; do exercício de 2022 da Prefeitura Municipal de Juruá, de responsabilidade de José Maria Rodrigues da Rocha Junior e do Fundo Municipal de Saúde de Iranduba, de responsabilidade de Ricardo Bezerra de Freitas, também do exercício de 2022.


Funcionamento da Sessão Plenária


Durante o ano, as plenárias contarão com a participação dos sete conselheiros titulares e quatro auditores, além do procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) e outras autoridades, conforme a pauta.

As sessões plenárias da Corte de Contas reúnem os conselheiros para analisar processos relacionados à fiscalização e julgamento de contas públicas. A cada reunião são julgados processos como a regularidade de licitações, contratos e a execução orçamentária dos entes públicos do Amazonas. As pautas das sessões são disponibilizadas até dois dias antes no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM e os resultados podem ser acompanhados após o final dos julgamentos. As sessões do Pleno têm transmissão ao vivo com link disponibilizado antes do início das atividades.

O painel virtual de monitoramento


O Tribunal lançou na sexta-feira (31), o painel virtual de monitoramento em tempo real das Prestações de Contas Anuais (PCAs) referentes ao exercício de 2024. A ferramenta está disponível no endereço eletrônico https://pca2025.tce.am.gov.br e permite que gestores, órgãos de controle e a população acompanhem a evolução do envio das 396 prestações de contas esperadas neste ano.

O painel será atualizado em tempo real, garantindo informações simultâneas sobre os jurisdicionados que já encaminharam suas PCAs e aqueles que ainda estão pendentes. Até o momento, a Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá foi o único órgão público a concluir o envio da documentação. O envio da PCA é um dever de todos os órgãos da administração pública direta e indireta, incluindo prefeituras, câmaras municipais, secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. A não entrega da documentação até o prazo final, estabelecido para 31 de março de 2025, pode resultar em sanções aos gestores, incluindo multas e a instauração de uma Tomada de Contas Especial.

Segundo a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, a prestação de contas é essencial para garantir a transparência na gestão pública. “A PCA não é apenas uma exigência legal, mas um compromisso com a eficiência dos recursos públicos. Com o monitoramento em tempo real, queremos garantir maior controle social e incentivar os gestores a cumprirem essa obrigação dentro do prazo”, destacou.


Processo de análise

As prestações de contas são encaminhadas ao TCE-AM por meio do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), pelo endereço virtual https://dec.tce.am.gov.br/. Conforme o secretário de Controle Externo (Secex), Mário Sato, ao chegar ao Tribunal, os documentos passam por um rigoroso exame técnico realizado pelo Departamento de Autuação, Estrutura e Distribuição Processual (DEAP), que autua cada PCA em um processo eletrônico dentro do Sistema de Gestão Processual (SPEDE).

Na sequência, os processos são encaminhados às unidades técnicas do controle externo, onde passam por análises contábeis e auditorias. Depois desse exame, seguem para o Ministério Público de Contas (MPC), que emite parecer sobre as documentações e auditorias realizadas.
 Com base nesses pareceres, o relator designado elabora um Relatório-Voto, que é submetido ao Tribunal Pleno para julgamento em sessão semanal. Após o julgamento, o resultado é publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM e comunicado às partes envolvidas.

Relacionado Posts

Flamengo vence Sampaio Corrêa e avança às quartas de final do Carioca

Flamengo vence Sampaio Corrêa e avança às quartas de final do Carioca

7 de fevereiro de 2026

O Flamengo venceu o Sampaio Corrêa por 7 a 1 neste sábado (7), no Maracanã, pela sexta e última rodada...

Saiba quem é o professor da Ufam assassinado em bar de Manaus

7 de fevereiro de 2026

Um professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi executado a tiros na noite de sexta-feira (6), no interior de...

Blocos e bandas agitam Manaus este sábado e domingo

Blocos e bandas agitam Manaus este sábado e domingo

7 de fevereiro de 2026

Fevereiro mal começou e a cidade já respira Carnaval, isso desde a chegada da Kamélia. O Pontapé oficial para as...

Vagas no Senado  – Desafio e ameaças dão o tom da campanha

Vagas no Senado – Desafio e ameaças dão o tom da campanha

6 de fevereiro de 2026

Atento, com as mãos suadas de ansiedade, literalmente com sangue nos olhos e faca entre os dentes, exalando o desejo...

O BICHO TÁ PEGANDO. TIRADENTES PARTE PRA CIMA DE EDUARDO BRAGA SEM DÓ, NEM PIEDADE

O BICHO TÁ PEGANDO. TIRADENTES PARTE PRA CIMA DE EDUARDO BRAGA SEM DÓ, NEM PIEDADE

6 de fevereiro de 2026

Quebra de pacto O pacto de paz entre Ronaldo Tiradentes e Eduardo Braga tinha a habilidade da diplomacia árabe de...

Miguel Mourão - Ceo Maskate | Podmais - 05/02/2026

Miguel Mourão – Ceo Maskate | Podmais – 05/02/2026

5 de fevereiro de 2026

AS MAIS LIDAS

Veja: Briga no interior do Amazonas termina com 'Bruninho' morto a facadas
Boletim de Ocorrência

Veja: Briga no interior do Amazonas termina com ‘Bruninho’ morto a facadas

30 de janeiro de 2026
"Tava bebão": Antes de ser morto, homem confessa que matou jovem em Manacapuru; VÍDEO FORTE
Boletim de Ocorrência

“Tava bebão”: Antes de ser morto, homem confessa que matou jovem em Manacapuru; VÍDEO FORTE

3 de fevereiro de 2026
Polícia identifica quem são os assaltantes que explodiram casa lotérica em Manaus
Boletim de Ocorrência

Polícia identifica quem são os assaltantes que explodiram casa lotérica em Manaus

6 de fevereiro de 2026
‘Carimbadores’ são condenados por transmitir HIV de propósito para crianças em Manaus
Boletim de Ocorrência

‘Carimbadores’ são condenados por transmitir HIV de propósito para crianças em Manaus

3 de fevereiro de 2026
Boletim de Ocorrência

“Leproso”: Motorista de aplicativo é sequestrada e abus4da durante corrida em Manaus; autor foi preso

2 de fevereiro de 2026

Portal Msktv

  • João Dantas
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • Lauren Bernardo
  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777

PDEX's 1k

  • diretoria@msktv.com.br
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2025 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!

MSKTV NO MEU CELULAR

Adicionar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • Todas as enquetes
  • Troféu Pulha HD 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.