Quando foi colocado à prova, Renato Junior, o mais chegado ao prefeito, tocou obras como um trator. Abriu e enlargueceu importantes vias na cidade – Avenida do turismo e Ponta Negra e caiu nas graças da população; recuperou praças, construiu viadutos e asfaltou, em curto espaço de tempo, milhares de ruas em toda Manaus.
Pela segunda vez em pouco mais de um ano, o vice-prefeito Renato Junior está à frente da Prefeitura de Manaus, dessa vez por um motivo diferente: Ele assume o comando do Executivo municipal em meio ao luto do prefeito David Almeida, que se recolheu após a morte do filho, deixando o vice em seu lugar por 10 dias.
Dez dias, para Renato Junior, que foi criado em um ambiente de feira, onde o lema é um por todos e todos por um, já conhecia os problemas estruturais e sociais de Manaus, muito antes de ingressar na política.

Ao estilo GTOE
Renato aprendeu na prática que, para saber o que ocorre no submundo de Manaus, o caboco tem que acordar cedo e tomar café nas barraquinhas das feiras da periferia da cidade. E, ao estilo do GTOE do Negão, segundo ele próprio disse, por volta de sete horas da matina, já está nas ruas.
Assim como da outra vez, Renato estreou a agenda como prefeito em exercício ao lado do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis — um sinal claro da relação de extrema confiança entre ambos.

Sabá sabe tudo
Experiente, ex-vereador da capital e ex-deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, Sabá segue sendo uma das figuras mais influentes da engrenagem política dessa gestão, que agora, lado a lado, madrugada pelas feiras e igarapés, ao lado de Renato.
“Começamos nossa agenda tipo sete da manhã e próximo de sete horas da noite, a gente está finalizando, um dia intenso de trabalho, um dia duro, estipulando metas, cobrando resultados. Essa é a determinação do nosso líder, prefeito David Almeida, que nesse momento vive um momento de muito luto, e esse luto não é só dele, é de todos nós”, disse Renato Junior.

Pedido atendido
Segundo ele, essa é uma solicitação do próprio David Almeida para dar prosseguimento às atividades e entregas do Executivo municipal. “Foi um pedido do próprio prefeito Davi, que nós déssemos os resultados, todas as secretarias funcionando normalmente, para que esse resultado mude a vida das pessoas”, disse ele.
Isso – continuou – é uma espécie de vitamina. E a gente está junto, todo o time da Prefeitura, os secretários, unidos, para que a gente possa, nesse momento, dar resultados positivos na administração, que isso com certeza vai ajudar bastante”, declarou Renato.

Quem é ele
Renato Frota Magalhães, Renato Junior, é manaura. É casado, pai de uma filha, cristão, empresário e formado em Gestão Pública. Ainda garoto, trabalhou na tradicional Feira Manaus Moderna ao lado dos pais, o casal de feirantes seu Renato e dona Menta. Aos 22 anos, ingressou no mundo do empreendedorismo e passou a trabalhar por conta própria na área de construção civil.
Em 2021, graças à sua experiência com feiras e com a cadeia produtiva, foi convidado pelo prefeito David Almeida para administrar a Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal). Iniciou uma trajetória de sucesso no Serviço Público, focada em cuidar das pessoas.
Durante a pandemia, providenciou a sanitização das feiras e, durante a cheia do rio Negro, sob determinação do prefeito David Almeida, viabilizou em sete dias a criação da Primeira Feira Flutuante do Brasil sobre as águas do Negro – ideia que garantiu a continuidade do trabalho dos feirantes da Manaus Moderna e teve repercussão nacional e internacional pelo ineditismo e criatividade.
Nos 15 meses em que esteve à frente da pasta, Renato criou também o projeto “Manaus + Agro”, que asfaltou ramais e garantiu um apoio aos produtores rurais. Também foi o responsável pela tomada do projeto de reforma e reestruturação das feiras e mercados de Manaus.

Na Seminf
Em abril de 2022, Renato Junior se tornou o titular da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) e, até a sua desincompatibilização, em junho de 2024, foi, sob orientação do prefeito, o responsável pelo programa “Asfalta Manaus”, que já pavimentou mais de 3,5 mil ruas em todas as zonas da capital. Renato Junior capitaneou a execução de outras grandes obras, como a recuperação de tubos para drenagem de águas pluviais na avenida Djalma Batista, em oito dias, e na avenida Atlântica, no Crespo, em sete dias. Atendeu a chamados de moradores de áreas de risco e garantiu a contenção de 32 áreas de encostas.
Além disso, ergueu o viaduto Prefeito José Fernandes, na avenida das Torres, seis meses antes do previsto e iniciou a construção dos viadutos Márcio Souza, no cruzamento da rua Rio Preto com as Torres, e do Rei Pelé, na Bola do Produtor.
Renato reformou complexos esportivos, ampliou ações de reconstrução de calçadas e canteiros centrais, expandiu os mutirões de limpeza e desobstrução de bueiros e lançou trabalhos preventivos à estiagem, como a dragagem e o desassoreamento de leitos e fozes. No pleito municipal de 2024, Renato aceitou o convite do prefeito David Almeida para ser vice na chapa à reeleição. Hoje, ele é vice-prefeito da sétima maior capital do Brasil e mantém seu compromisso de seguir ajudando quem mais precisa.











