No dia 19 de março, um deslizamento aconteceu na Rua da Paz, na comunidade Fazendinha 2, na Zona Norte de Manaus e deixou dezenas de moradores em situação de vulnerabilidade, e na última sexta-feira(4), as mais de 30 famílias que foram atingidas por um deslizamento de terra conquistaram um acordo de indenização e remoção da área de risco. A intermediação do acordo foi realizada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Defensoria Especializada em Interesses Coletivos (DPEIC), após solicitação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf).
O termo firmado garante o pagamento de auxílio-moradia no valor de R$ 600 para cada um dos 24 núcleos familiares atendidos. O benefício será pago mensalmente até que uma solução definitiva de moradia seja apresentada pelo município. Além do auxílio financeiro, o acordo prevê a remoção imediata das famílias da área de risco.
As soluções habitacionais oferecidas incluem o reassentamento em apartamentos ou a destinação de lotes no novo loteamento popular que está sendo implementado pela Prefeitura. A escolha da melhor opção será feita em conjunto com cada família, considerando suas necessidades e perfil.
Os próximos passos para efetivar o acordo incluem a homologação dos termos individuais, o início do pagamento do auxílio-moradia e a remoção dos moradores da área de risco.