Isabelle Nogueira teve seu pedido negado pela Justiça de São Paulo para retirar do ar matérias publicadas pelo jornalista Erlan Bastos, colunista do portal EM OFF. Isa alegava que os textos veiculados teriam causado danos à sua imagem e solicitava também uma indenização de R$ 30 mil, que igualmente foi rejeitada pelo judiciário. A informação é do EM OFF.
A polêmica girou em torno de uma matéria que abordava um suposto caso extraconjugal de uma mulher comprometida com um político casado. O texto, no entanto, não mencionava diretamente o nome de Isabelle nem fazia qualquer referência explícita à influenciadora.
Apesar disso, sua defesa argumentou que a publicação teria um caráter ofensivo e tentou enquadrar o jornalista como “machista” por divulgar informações que, segundo ela, prejudicavam sua reputação.Outro pedido apresentado pela defesa de Isabelle foi o de que o caso tramitasse em segredo de Justiça, o que também foi negado pelo tribunal.
A negativa reforça o princípio da transparência e do interesse público, sobretudo considerando a relevância da liberdade de imprensa na divulgação de informações de interesse coletivo.A decisão judicial demonstra a importância da liberdade de expressão e do papel da imprensa na sociedade.
O direito à informação é um dos pilares democráticos, permitindo que jornalistas atuem sem censura, desde que respeitem os limites legais e éticos da profissão. No caso em questão, a Justiça entendeu que a matéria não feria diretamente a influenciadora, visto que não havia qualquer citação à sua identidade.