A Universidade Federal do Amazonas, Ufam, através da Comissão Permanente de Concursos – COMPEC, tornapúblico, para conhecimento geral, a abertura de edital referente ao Processo Seletivo Extramacro – PSE 2025, para o ingresso de candidatos aos cursos de graduação oferecidos por esta Instuição de Ensino Superior.
As modalidades são: Portador de Diploma de Curso Superior (PD), Reopção de Curso (RC), Transferência Facultativa Externa (TFE) e Transferência Facultativa Interna (TFI).
Municípios-Sedes
Os seguintes municípios do estado doAmazonas serão utilizados como sede de aplicação dos exames: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins. O PSE 2025 será realizado em conformidade com a Resolução doCONSEPE/UFAM nº 047/2014, de 21/10/2014 e com a Resolução do CONSUNI/UFAM nº 008/2015, de15/05/2015, que disciplinam o supracitado processo.
Das Disposições Gerais
O Processo Seletivo Extramacro (PSE) é o procedimento pelo qual a Universidade Federal do Amazonasprovê a oferta de vagas ociosas em seus cursos de graduação, conforme as modalidades seguintes:Transferência Facultativa Externa (TFE) é a forma de admissão de alunos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, para o mesmo curso destaUniversidade.
Portador de Diploma de Curso Superior (PD) é a forma de admissão de alunos egressos de cursos de graduação raduação de Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiros, para outro curso degraduação desta Universidade na mesma área de conhecimento;
Reopção de Curso (RC) consiste na movimentação acadêmica, dentro da UFAM, do aluno regular de um curso de graduação para outro na mesma área de conhecimento;
Transferência Facultativa Interna (TFI) consiste na movimentação acadêmica do aluno regular de um curso de graduação para o mesmo curso oferecido em outro campus desta Universidade.
O período, data e hora das atividades previstas neste Edital estão estabelecidos no Cronograma deAtividades (Anexo 4).O horário oficial de Manaus-AM é adotado e referenciado por todos os itens e subitens deste Edital.
Das vagas e dos cursos
Serão oferecidas 1.905 (mil, novecentos e cinco) vagas, sendo 1.143 (mil, cento e quarenta e três) vagas para as Unidades Acadêmicas de Manaus e 762 (setecentos e sessenta e duas) vagas para as UnidadesAcadêmicas do Interior do Estado do Amazonas, localizadas nos Municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
As 1.905 (mil, novecentos e cinco) vagas serão destinadas à ampla concorrência, conforme descrito noQuadro de Vagas (Anexo 1).As aulas dos cursos terão início no segundo semestre letivo de 2025.