As aulas presenciais no estado já irão retornar na próxima segunda-feira (10), e o Governo do Amazonas está se esforçando para garantir a saúde e a seguranças dos alunos e de suas famílias.

De acordo com o governo, mais de um milhão de itens de higiene e proteção foram adquiridos para serem utilizados nas 123 escolas da rede pública de ensino.

Estarão disponíveis cerca de três mil unidades de álcool em gel e líquido, duas mil unidades de protetores faciais, dois mil rolos de papel toalha, duas mil luvas de látex, duas mil toucas descartáveis e um milhão de máscaras de pano.

Adequação das escolas

Foram realizadas também adequações na infraestrutura das escolas para o retorno às atividades presenciais. Além da instalação de pias e sinalização, as unidades de ensino terão totens de álcool em gel.

A produção deste equipamento foi intensificada nos últimos dias. A intenção é suprir todas as escolas com 670 totens.

No total, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 10 milhões para a prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19) no ambiente escolar.

Distribuição de alimentos

Mais de 90 toneladas de alimentos também foram distribuídas entre as escolas da rede estadual que receberão os estudantes do Ensino Médio na próxima segunda-feira (10/08).

O trabalho para garantir o abastecimento das escolas estaduais teve início na última segunda-feira (3), com a distribuição de frutas, proteínas, carboidratos e outros itens que garantem alimentação de qualidade a todos os estudantes.

À princípio, somente as escolas do Ensino Médio receberão os produtos. “Estamos nos organizando para atender ainda o Ensino Fundamental. Até o dia 24 de agosto, todas as escolas estarão abastecidas”, explica o secretário de Estado de Educação e Desporto, Luis Fabian Barbosa.

Capacitação de professores e servidores

Mais de 300 servidores da educação participaram de uma formação voltada à monitoria e à execução dos protocolos de segurança em saúde que vão ser adotados pelas escolas.

A atividade, promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, ocorreu ao longo da semana, em sete diferentes polos de Manaus – um para cada Coordenadoria Distrital de Educação (CDE).

Ao todo, 1,8 mil profissionais, dentre administrativos, merendeiros, serviços gerais, agentes de portaria e bibliotecários, recebem capacitação que termina neste sábado (8).

Retorno programado

O retorno às atividades presenciais da rede pública estadual de ensino, em Manaus ocorrerá de maneira gradativa e escalonada, em 123 escolas da capital, totalizando cerca de 110 mil alunos.

Os primeiros a retornarem – no dia 10 de agosto – são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Estudantes do interior ainda não possuem data para regressar às escolas.