A discordância é entre técnicos do Governo e assessores da bancada federal, que divergem no debate sobre a proteção da Zona Franca, o que causa um risco grande ao modelo. A situação chega a ser vexatória, deixando perplexos tanto deputados e senadores do Amazonas quanto parlamentares de outros Estados.
Não é de hoje
Por causa desta espécie de “guerra de egos”, houve prejuízos na votação ocorrida na Câmara dos Deputados, o que obrigou sete dos oito representantes locais a votar contra o texto.
Com medo de ser feliz
O preconceito atrapalha tudo. Um em cada três homens acima dos 45 anos afirmou que nunca fez e nem pretende fazer o exame de toque retal, principal forma de diagnóstico do câncer de próstata. Um levantamento constatou que 30% dos homens esperam aparecer os sintomas para procurar um médico.
Lição aprendida
A prefeitura de Manaus não vai esperar nem o rio Negro transbordar nem a chuva cair para começar o trabalho de prevenção para evitar o surgimento de vítimas nas alegações. A Defesa Civil já está trabalhando na detecção e prevenção nas áreas mais atingidas nas enchentes.
S.O.S. Saúde
Um novo perigo ronda a área de pescado em Manaus, com denúncias de feirantes da Feira da Panair sobre a tentativa de atravessadores, de comercializarem jaraqui, branquinha, pacu e tucunaré oriundos da região do rio Madeira, contaminados por Mercúrio. Com a palavra, as autoridades sanitárias.
Desgraça pouca é bobagem
Como já pipocaram denúncias nas redes sociais que frutas como tucumã e banana estão sendo amadurecidos na marra por carbureto de cálcio, causando mal estar e desarranjos intestinais em quem os consumir, peixes contaminados só vem aumentar ainda mais as mazelas do manauara.
___________________
NINGUÉM MERECE
___________________
* A luta pela regulamentação da profissão de mototaxistas continua acirrada. Uma audiência pública definirá os destinos da categoria.
* Enquanto isso, muitos motociclistas continuam trabalhando na clandestinidade.
* O rio Negro está subindo à velocidade da luz. Se secou rápido, a cheia será mais rápida ainda.
* Os periquitos voltaram à avenida Ifigênio Sales, na área próxima ao viaduto do Coroado, o que demonstra que o fantasma da fumaça, que os espantou, tende a sumir de vez.
* O IMMU deixou de fiscalizar as faixas de segurança em frente da escolas na Zona Leste. Os estudantes fazem malabarismo para atravessar no meio dos carros.