60% deveria ser paga, em forma de abono, a professores e pedagogos que trabalharam na Seduc de 1998 a 2006. O recurso está nas contas do tesouro estadual desde o mês de março e é fruto de Emenda Constitucional conquistada pela Frente Norte Nordeste pela Educação, da qual o Sinteam, sindicato dos professores, faz parte.
Direito conquistado
O governo pagou as parcelas em 2022 e 2023, e, agora usa como argumento uma recomendação do Ministério Público Federal para não cumprir com o pagamento da última parte. A maioria dessas pessoas são aposentadas que contam com esse dinheiro para pagar contas, comprar remédios e até para serviços de saúde. É um direito conquistado.
Idosos na berlinda
O governo Lula elegeu os idosos a partir de 65 que recebem BPC, o Benefício de Prestação Continuada, como os vilões dos gastos do governo. Esqueceu dos bilhões que o governo dele destina para o Orçamento Secreto, para as emendas parlamentares e dos gastos exorbitantes que a Janja faz, com sala própria e orçamento de ministro de Estado.
Aplausos merecidos
Quando o trabalho é bem feito, merece elogios. A Polícia Militar conseguiu frear os assaltos à ônibus coletivos e, principalmente, aos ônibus de rotas do PIM. Um trabalho conjunto entre as autoridades policiais e a Federação das Indústrias, a Fieam, foi o principal motivador desta queda. Agora, é manter o policiamento ostensivo nessa área.
“Dingon Bel”
A prefeitura começou a fazer a limpeza da área central para as festas de final de ano que se aproximam. Falta a Polícia e os Direitos Humanos agirem para retirar os viciados da área da Praça da Matriz e acabar com a Cracolândia que ali impera. Alguém tem que chamar a responsabilidade para si e dar um basta na situação.
Águas de novembro
Finalmente parece que o “repiquete” parou ontem e as águas do rio Negro, em Manaus, pararam. A tendência agora é as águas subirem. Se subirem na mesma velocidade que desceram, é bom as autoridades partirem para a ação, pois todo mundo sabe onde as águas transbordam e as casas alagam.
NINGUÉM MERECE!!!!
* Acidentes se sucedem no chamado “Rapidão”, em Manaus. É isso que acontece quando se implanta uma rodovia em área urbana.
* O fumaceiro voltou a encobrir Manaus na segunda-feira e ninguém se manifestou. Nunca é demais lembrar que Wilson Lima tem em mãos grana alta do governo federal para combater a fumaça.
* Açaí e farinha continuam sendo produtos cujos preços sobem a cada dia. A inflação voltou…e voltou com fome.
* E atenção: tucumã descascado está levando muita gente com dores abdominais ao 28 de Agosto. Estão colocando pedra de carbureto para amadurecer mais rápido a fruta.
* Tem ‘rólos’ para vender no Mercado Livre.