Enquanto estamos todos preocupados com o novo coronavírus, e com toda a razão, autoridades de Saúde do Amazonas emitem sinal de alerta para a AIDS. Este primeiro dia de dezembro marca o dia mundial de luta contra a doença, mas durante todo o mês as campanhas contra esta doença estarão nas ruas. Incurável e e sem vacina, a AIDS é mais uma doença que depende de você para não se alastrar. Só que em vez de colocar máscara no rosto, você precisa encapar o bilau. Não é possível que em 2020 exista alguém que não saiba disso. Esse aumento de 39,7% no número de casos é prova de que a irresponsabilidade ainda é o maior dos problemas no Amazonas.

 

DEZEMBRO VERMELHO

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), começou nesta terça as ações da campanha “Dezembro Vermelho”. A programação para o mês inclui oferta de testagem, tanto na Fundação como em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), palestras, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos. Nesta quarta-feira, ocorrerá um dia de testagem para HIV no ambulatório da FMT-HVD. Durante todo o mês, a equipe da Fundação visitará algumas empresas do PIM com o objetivo de realizar mais de 600 testes. Além da testagem, serão realizadas palestras e distribuição de preservativos nestes locais. Não tem desculpa para você não se prevenir.

 

DAVID AO TRABALHO 

David Almeida começou a montar seu time para a nova Prefeitura de Manaus. Destaque para o vice, Marcos Rotta, elevado a titular da Seminf, por onde passou como vice de Arthur Neto. “Rotta será protagonista”, sentenciou o prefeito eleito, provando que seu escudeiro não será apenas um boneco decorativo. A meta da nova dupla é “melhorar os serviços públicos”,  levando para a Prefeitura de Manaus o mesmo sistema das empresas privadas, com metas e objetivos a serem cumpridos. “Nosso projeto não é apenas um improviso numa filha de papel”.

 

DESAFIO DO TRANSPORTE COLETIVO 

O acidente desta terça=feira na Torquato Tapajós dá uma dimensão do tamanho da “jaca” que David vai pegar pela frente. De um lado os empresários, loucos por lucro, do outro a Prefeitura, precisando oferecer ao cidadão um transporte público adequado. A motorista do ônibus perdeu o controle do veículo porque a barra de direção quebrou. Imagina o tamanho da tragédia que isso poderia ter ocasionado.

GREVE?

Falando nisso, os rodoviários estão marcando uma greve para quinta-feira em Manaus. Alegam falta de pagamento do décimo terceiro e protestam contra a extinção da função de cobrador. O sistema não atendo ao usuário, não dá garantias aos trabalhadores e apenas enchem o bolso dos empresários, que reclamam de prejuízo mas não retiram suas empresas de Manaus. Aí está um bom nó para a nova Prefeitura atacar.

 

NINGUÉM MERECE

Começou o inverno e com ele os problemas.

Nesta segunda tinha carro boiando nas águas, no Centro, após o temporal;

Grande parte disso é culpa da população que joga lixo na rua;

Depois a falta de educação se volta contra você mesmo.