Antecipando em cinco dias o cronograma original da campanha de imunização contra a Covid-19 para os idosos residentes na capital, a Prefeitura de Manaus começa a vacinar nesta sexta-feira, (5), os idosos com idade entre 70 e 74 anos em condições especiais de saúde. A ampliação da vacinação foi confirmada pelo prefeito David Almeida e vai ocorrer nos seis postos de atendimento distribuídos pela cidade, onde já estão sendo vacinadas as pessoas com 75 anos e mais.

Poderão ser vacinados nesta etapa, apenas os que tiverem 70 anos completos ou mais e que atenderem a um dos critérios clínicos estabelecidos na nota técnica nº 02/2021 (FVS-AM): ser portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (com dependência de insulina), ter obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, ser transplantado ou imunossuprimido. O documento comprobatório deverá ser apresentado no posto de vacinação, juntamente com um documento de identidade original com foto e CPF.

Esta é a segunda vez que o prefeito David Almeida antecipa a vacinação de grupos prioritários desde o início da campanha, em 19 de janeiro. A imunização da faixa etária de 75 a 79 anos, que começaria no dia 4 de fevereiro, já havia sido antecipada para 31 de janeiro, cinco dias antes da data prevista, o mesmo ocorrendo com os trabalhadores da saúde.