Além dos diabéticos, obesos e cardiopatas, as pessoas portadores de outras comorbidades consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde (MS) ja podem se vacinar contra a Covid-19 na próxima segunda-feira, 12. A campanha municipal de imunização da capital atenderá, principalmente, o grupo da faixa etária de 55 a 59 anos que devem se dirigir a um dos sete pontos de vacinação, em ordem decrescente de idade, conforme agendamento eletrônico do sistema Imuniza Manaus.

Nesta etapa, serão vacinados os portadores de doenças como anemia falciforme, doença cerebrovascular, hipertensão arterial (estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas; estágio 3; e Resistente-HAR), pneumopatias graves crônicas, cirrose hepática, doença renal crônica. Além desses, estão incluídos os pacientes imunossuprimidos (transplantados, pessoas vivendo com HIV, pessoas que usam imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, doenças reumáticas sistêmicas em atividade e pacientes oncológicos com tratamento realizado nos últimos seis meses, entre outras condições) e os que têm síndrome de Down.

Esta nova fase da vacinação amplia a vacinação de pessoas com doenças preexistentes elencadas pelo MS, que iniciou no dia 29 de março para pessoas que possuem diabetes mellitus, obesidade mórbida grave e algum tipo de cardiopatia.