A dívida já estaria na casa dos R$ 70 milhões, sem que o Governo do Amazonas sinalize com a quitação a curto prazo. O problema se arrasta há, pelo menos, três anos e a frota só não foi totalmente paralisada porque existe uma cláusula no contrato que impede a retenção total dos veículos, para evitar o colapso da Segurança Pública.
Socorro, chame o ladrão!
Os policiais estão apresentando nos últimos dias, relatórios informando a retenção das viaturas. Muitas guarnições estão sendo recolhidas nos quartéis, deixando a população à mercê da criminalidade.
Consciência ecológica
A chuva que varreu, literalmente, Manaus na quarta-feira mostrou o grande volume de lixo que ficou depositado nas ruas e a imensa falta de consciência da população, que continua jogando nos igarapés tudo que não presta, de garrafa PET à carcaça de geladeira. A Compensa virou um lixão a céu aberto depois da tempestade.
Na mira do tira
O delegado João Paulo Garrido Pimentel, que assumiu a Polícia Federal, chega em um momento delicado, em que a instituição carece de mais servidores e o crime organizado assume maior protagonismo nos rios e nas fronteiras. Precisará mais do que experiência para enfrentar o Golias da indiferença do governo federal para com a Amazônia.
Agora é tarde
O desembarque do cargueiro C-17 GlobeMaster III, da Força Aérea dos EUA, no aeroporto Internacional de Manaus, é o primeiro sinal de que a visita do presidente Joe Biden, especulada para os próximos dias 16 e 17, esteja confirmada. A pergunta é: vem fazer o que? Deveria ter feito isso quando era, de fato, presidente dos EUA. Agora não adianta mais. Deve vir turistar, já que nunca se importou com a sorte da Amazônia.
Consciência Branca
O Amazonas registrou 59 mortes em decorrência de ações policiais em 2023. Dessas, 25 (42,40%) eram pessoas negras, segundo a Rede de Observatórios da Segurança. O observatório considerou como negros a soma de uma morte de pessoa preta e 24 declaradas pardas. Outras 32 não tiveram a cor da pele declarada. O registro inclui ainda duas mortes de pessoas brancas. Do total de vítimas, 69,5% tinham entre 12 e 29 anos de idade.
NINGUÉM MERECE!!!
* Deputados do Amazonas terão R$ 532 milhões em emendas para 2025 por parte do governo estadual. É a hora do toma lá dá cá.
* Agricultores das agrovilas não dormem direito com medo de perderem a área para a Suframa. O governo estadual prometeu comprar a área e doar mas nunca o fez.
* Eles produzem lá há trinta anos, em Rio Preto da Eva e Iranduba.
* Já passou da hora da implantação de uma motovia na Ifigênio Sales e Djalma Batista. Nos engarrafamentos diários, os motoqueiros não morrem por puro milagre.
* Levas e levas de venezuelanos continuam chegando na rodoviária de Manaus. Alguns se espalham como mendigos pela João Valério e Rua da Cachoeira, no São Jorge.