Vídeo: cabeleireiro usa folhas de bananeira para descolorir fios e viraliza]
O cabeleireiro Josué Neto viralizou no TikTok ao compartilhar sua invenção para descolorir fios. O profissional desenvolveu papéis para mechas a partir de folhas de bananeira. A novidade ecológica é uma ótima opção para substituir as tradicionais tiras de alumínio usadas no processo de clareamento das madeixas. Mas será que a novidade funciona na prática?
Segundo Josué, o resultado é ainda melhor do que da maneira tradicional. Em seus vídeos, o cabeleireiro nordestino mostra o antes e o depois de cabelos produzidos com o auxílio das folhas orgânicas — e a caixa de comentários é só elogios para o look final.
Saiba Mais
Em uma sequência de postagens, o profissional mostrou o passo a passo para o desenvolvimento do material. “Comecei por curiosidade, até como uma forma de me distrair um pouco”, disse. O cabeleireiro explicou que ajuda o sogro a cortar as bananeiras e, ao ver que as folhas ficavam inutilizadas no chão, pensou que poderia fazer um bom uso delas no salão.
Sabendo que as folhas são usadas tanto na culinária indígena quanto na nordestina, Josué concluiu que elas aguentavam altas temperaturas, logo, suportariam o processo de descoloração. “Mesmo assim, não tinha a pretensão de trabalhar com as folhas, estava apenas me divertindo. Então, decidi fazer um cabelo e ver o que acontecia. Foi aí que tive a certeza de que ela era bem eficiente”, continua.
Porém o profissional se viu em um dilema: como trazer o material para o ambiente de trabalho, retirando da natureza sem causar impacto ambiental negativo? Josué aprendeu que as bananeiras precisam ser cortadas com a retirada dos cachos da fruta, assim, o uso das folhas não atrapalharia o ecossistema ao redor.
Depois de muito estudo e tentativas, o processo final foi desenvolvido, e os resultados foram os melhores imagináveis. “Parabéns pela descoberta e pela genialidade”, “além de tudo, é sustentável, amei” e “eu fico tão feliz quando eu vejo brasileiros com inovações geniais” foram alguns dos comentários deixados na publicação.
Assista ao processo e veja o resultado no vídeo abaixo:
Reprodução/TikTok
Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim.