A Polícia Militar usou de força para dispersar motoristas de transporte por aplicativo após ameaças de que a categoria invadiria a sede do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. As informações são da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Um vídeo gravado durante a confusão mostra policiais militares disparando contra a categoria após alguém soltar: “Falaram que a gente vai invadir o batalhão, foi o que passaram aí”, em seguida um policial exaltado responde: “Vai invadir o que? Filho da puta!”, e faz o primeiro disparo que é seguido pelos outros agentes, enquanto manda os motoristas “sumirem” do local.
Toda a confusão foi causada por um passageiro, que supostamente teria agredido um motorista e em seguida se escondido no batalhão. De acordo com a categoria, o motorista teria feito uma corrida para o homem e a namorada dele, mas ao final da viagem não tinha troco, o passageiro se exaltou e agrediu o motorista.
A vítima da agressão então teria acionado os colegas que foram até o local, mas o suspeito teria se escondido na sede do Comando, gerando toda a confusão.
Em nota, a Polícia Militar do Amazonas informou que os tiros foram disparados, de meios não letais, para impedir a invasão.
O Maskate deixa aberto o espaço para categoria se manifestar e se defender das acusações.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) tomou conhecimento da tentativa de invasão ao quartel do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na noite de sábado (02/04), localizada no bairro Dom Pedro.
De acordo com a PMAM, os militares reagiram à tentativa de invasão. Um grupo de motoristas de aplicativo ameaçou entrar no quartel, após um colega se desentender com um passageiro.
Os policiais utilizaram de meios menos letais para dispersar o grupo, bem como resguardar a integridade física da vítima.
A Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informa que, em relação aos acontecimentos, estão sendo tomadas as providências iniciais relativas às investigações para apurar possíveis desvios de condutas, por integrantes do sistema de Segurança Pública.
Inclusive, na manhã deste domingo (03/04), uma equipe da Corregedoria-Geral levantou as informações preliminares para subsidiar uma apuração em procedimento administrativo competente.
Ressaltamos que os órgãos do Sistema de Segurança Pública não compactuam com desvios de conduta de seus integrantes e a Corregedoria Geral da SSP-AM está à disposição da sociedade amazonense para receber as denúncias que envolvam servidores do sistema de Segurança Pública do Amazonas, através dos seguintes canais de denúncias: (92)3211-1036 ou denuncia.corregedoria@ssp.am.gov.br”.