A zona norte de Manaus terá uma escola de educação profissional. A inauguração está prevista para março de 2021. Trata-se de uma unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizada no Conjunto Galileia. A obra é do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Hoje (04/11), o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, verificou de perto o andamento dos trabalhos. Ele foi acompanhado da chefe do setor de Fiscalização da Seinfra, a engenheira civil Tyssia Rayol; da também engenheira civil Maria Emília Freitas, do Cetam; e de Cristiano Silva, responsável pela Alcance, construtora que executa a obra.

“Essa é a primeira escola de educação pública profissional construída na zona norte de Manaus. Ela será entregue pelo governador Wilson Lima, que tem demonstrado muita preocupação com a capacitação da mão de obra, tanto na capital quanto no interior do estado”, informou o diretor-presidente do Cetam, ressaltando ter ficado satisfeito ao ver que a unidade está entrando na fase de acabamento. “Logo, ela será concluída e poderemos iniciar as aulas no local.”

O Cetam da zona norte terá capacidade para atender mais de 4,5 mil alunos por ano. Moradores da região serão beneficiados com a oferta de cursos diversos, que passarão a ser ministrados no prédio de dois andares. O primeiro pavimento terá secretaria, diretoria, sala de professores, almoxarifado, Centro de Processamento de Dados (CPD), coordenação pedagógica, arquivo, área de convivência, além de um auditório com até 120 lugares.

Algumas aulas acontecerão no primeiro andar, em seis salas com capacidade para até 60 alunos cada. O espaço superior também será dotado de 12 laboratórios bem equipados para uma melhor aprendizagem, que abrigarão vários cursos. Quatro serão voltados ao artesanato, dois para aulas de culinária, quatro para oficinas de imagem pessoal e dois para cursos de corte e costura.

O local também contará com um salão de beleza que ficará à disposição das turmas de cursos como Cabeleireiro, Corte e Escova de Cabelo, Colorimetria de Cabelos, Barbearia, Depilação, Design de Sobrancelhas, dentre outros da área. A nova unidade do Cetam também terá três laboratórios de Informática, biblioteca e sala de apoio.