Foi decretado nesta segunda-feira (10), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, situação de emergência nos municípios Careiro, Careiro da Várzea e Manaquiri, após a queda das duas ponte sobre o Rio Curuça, no KM 25 da BR-319.
A medida foi tomada após haver risco de desabastecimento e falta de energia elétrica. “O decreto nos dá o amparo necessário para que a gente possa tomar as providências superando a questão da burocracia. Agora entendam, qualquer decisão que envolva custos, ela só será autorizada se passam por uma comissão formada por advogados da PGE e da nossa Controladoria Geral”, disse Lima.
O governador afirma que aproximadamente 104 mil pessoas foram afetadas na região, além de cerca de 6 mil alunos de 12 escolas terem sido prejudicados. Lima acrescenta que a queda das pontes afeta o processo eleitoral e na região há aproximadamente 56 mil eleitores.
“Há um risco de algum momento, a gente espera que isso não aconteça, de que alguns desses municípios possam ficar sem energia elétrica por conta do combustível. Há o transporte de urnas, equipamentos, policiais, homens do Exército, mesários. Então é importante a gente pensar nessa logística e dando todo apoio ao Tribunal [Regional Eleitoral]”, afirmou.
O comitê de crise montado para atender as vítimas da queda da ponte sobre o Rio Curuçá foi ampliado com a nova ocorrência. Fazem parte do grupo as Secretarias de Segurança, Saúde, Educação, Produção Rural, Defesa Civil, Superintendência de Portos e Navegações, Assistência Social e outras instituições do governo do Estado.
Foto: Divulgação