(ou já vimos esse filme)
Por muitos e muitos anos, muitos se lembrarão da época medieval em que Manaus foi mergulhada com a Pandemia da Covid-19, com milhares de vidas perdidas, a maioria por problemas respiratórios e falta de oxigênio, sendo destaque no Mapa-múndi.
Calamidade no ar

Desta vez o inimigo é mais sutil, já que máscaras, vacinas ou fique em casa não adiantam. Ele penetra pelas frestas das janelas, dutos de ar-condicionado, brechas nos assoalhos das casas de madeira, enfim, se não é invisível é etéreo: chama-se monóxido de carbono, em bom português, fumaça.
De onde vem?

As respostas das autoridades são desencontradas sobre os locais de origem. Uns dizem, como um senador amazonense, que não existem queimadas no Amazonas, logo o fumaceiro deve vir do Havaí ou de Pequim. A Ministra do Meio Ambiente, apesar de ser do Acre e ter morado em Manaus nos idos de 70 e ter trabalhado na CCE da Amazônia como montadora, diz que a culpada é a BR-319.
Alheia a desgraça

O que só prova o total desconhecimento da ministra sobre a estrada em questão, uma vez que as laterais da BR-319 são todas alagadiças, não servindo para pasto ou mesmo para derrubada de árvores para extração de madeira, haja vista que a logística encareceria por três vezes o valor do metro cúbico da madeira, sem contar que o barro tipo tabatinga, esbranquiçado e grudento – os caboclos usam tal barro para calafetar canoa no meio do rio em casos de emergência, por causa de sua aderência.
Agente funerária

Sepultaria ali mesmo qualquer tentativa de escoar a madeira. Mas, a pergunta que não quer calar é: por que só agora as autoridades começaram a agir? Essas queimadas existem desde sempre. Esperam as chuvas de novembro, que podem vir ou não? Incompetência ou perversidade pura e simples? O problema deixou de ser um caso ecológico para se transformar em um caso de polícia.
Intervenção, já!

A Defensoria do Amazonas levou a PGR pedido de intervenção no Amazonas por causa da fumaça. Vai dar em alguma coisa? Cadê a Polícia, Militar, do Exército, Força Nacional, seja lá quem for?
Alguns dirão, ‘ah, mas a fumaça só é vista de longe, quando a gente chega perto ela some…”Ledo engano: ela continua sendo aspirada e inspirada sutilmente, sem o ‘caboco’ perceber, até passar mal.
Ninguém merece
- O aumento no atendimento de crianças, adultos e idosos no João Lúcio, com problemas respiratórios e asmáticos, vem aumentando desde segunda-feira;
- A Prefeitura até já cancelou a Maratona Internacional e o Boi Manaus e mudou a data para as comemorações do aniversário de Manaus por causa da fumaça;
- Esquece que há muito tempo a população de Manaus vem dançando debaixo do boi e sobrevivendo de panis et circenses…e comemorar o que?;
- O que Manaus tem para comemorar?;
- Salomão diz em Provérbios que é melhor ir para um enterro do que para uma festa…;
- Manaus está mais para clima de enterro: hora de meditação, tristeza e ver a transitoriedade da vida…;
- No caso específico dos políticos de Manaus, a transitoriedade do mandato político, de quem só lembra do povo em época de eleição.