Nesta sexta-feira (29), foi emitido pelo Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o 2° alerta de Cheias do Amazonas de 2022. Conforme divulgou o órgão, a previsão é de que o Rio Negro possa chegar a cota de 29,80 metros, não descartando a possibilidade que a cheia deste ano alcance a marca histórica de 2021 de 30,02 metros.
Porém, segundo o CPRM, essa possibilidade é muito pequena. Nesta sexta-feira (29), a cota é de 28,69 metros.
“Observamos que existe a probabilidade de que o rio atinja, inclusive, as cotas máximas observadas no ano passado. Será um evento significativo de inundação, mas não necessariamente tão grande como o ano passado”, explicou a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, Luna Gripp.
O 2° alerta também apontou que Manacapuru deve atingir a cota de 20,35 metros, pois nesta sexta-feira, marca 19,20, e Itacoatiara 15,05 metros, com a cota atual em 14,48 metros.
“Cerca de 4 mil a 4,5 mil famílias podem ser afetadas pela cheia e o nosso trabalho continua com a instalação de pontes e o cadastro dessas pessoas. Temos 19 bairros na cidade que podem ser atingidos”, disse o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, coronel Fernando Júnior.
Foto: Divulgação