As 5h30 da manhã desta quarta-feira (12), fiéis se reuniram na entrada da igreja de Nossa Senhora de Aparecida, no Centro de Manaus, para participar da carreata que abriu a Festa da Padroeira do Brasil 2022.
Junto com o pároco e a imagem da Santa, a carreata festiva que contou com diversos carros, bicicletas e até fiéis em patins percorreu as ruas do Centro da capital.
O trajeto iniciou no bairro de Aparecida, saindo da igreja, localizada na rua Alexandre Amorim, e segui pelas ruas Luís Antony, Governador Vitório, Tamandaré, Floriano Peixoto; avenidas Sete de Setembro, Joaquim Nabuco e Leonardo Malcher; depois pelas ruas Luís Antony, Ramos Ferreira, Wilkens de Matos, retornando pela Alexandre Amorim.
Na ocasião o padre realizou as bênção dos veículos, e em seguida um café partilhado.
Às 8h os devotos de Nossa Senhora Aparecida estiveram presentes na Missa Campal de Aparecida, presidida pelo arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, cardeal da Amazônia.
Ainda a pouco, às 10h aconteceu a Missa com as Crianças.
Já pelatarde, a programação inclui Celebração Eucarística ao meio-dia (12h), trazendo como tema a “Sinodalidade”, às 14h Terço Mariano, às 15h Ofício de Nossa Senhora e às 16h animação
.A programação encerra, às 17h, com o retorno da tradicional procissão de Nossa Senhora Aparecida, pelas ruas do bairro Aparecida e Centro de Manaus, e Missa Solene de Aparecida, às 18h, presidida por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
Vala ressalta que os estejos com procissão de Nossa Senhora de Aparecida volta a ocorre após dois anos suspenso devido a pandemia da Covid-19.
A estimativa é de que mais de 80 mil pessoas participem da procissão que acontece as 17h, com o tema a sinodalidade: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.
Foto: Instagram da Igreja de Nossa Senhora de Aparecida