OO governador Wilson Lima presidiu, nesta terça-feira (10 de fevereiro), a 318ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam).
O encontro, está sendo realizado no auditório do Senai, marca uma das últimas agendas do chefe do Executivo à frente do colegiado, dada a proximidade de sua desincompatibilização do cargo, prevista para abril, visando o pleito eleitoral de 2026.
Na pauta, o conselho analisa 44 projetos industriais que somam R$ 810,9 milhões em investimentos privados.
A expectativa é que as propostas gerem 1.468 postos de trabalho no polo industrial da Zona Franca de Manaus.
Lançamento de ferramenta
Além da análise técnica, o governo lança o Invest Amazonas, agência focada na captação de capitais estrangeiros e no fomento à sociobiodiversidade regional.
Legado e números
A reunião consolida o ritmo de crescimento estabelecido em 2025 sob a gestão do secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedecti), Serafim Corrêa.
No ano anterior, o Codam aprovou volumes recordes que ultrapassaram a marca de R$ 5 bilhões em intenções de investimento, reafirmando a solidez da ZFM em meio às discussões da reforma tributária.
Para o setor político, a presença de Lima no distrito industrial reforça o simbolismo de sua gestão voltada ao interior e à manutenção do modelo ZFM.
Com a batuta de Corrêa na Sedecti, o estado conseguiu manter o equilíbrio entre os incentivos fiscais e a atração de novas linhas de produção, especialmente nos segmentos de bens de informática e eletroeletrônicos.











