Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Negócios

SENAI/AM participa de projeto nacional para mapear cadeia produtiva de refrigeração e climatização

6 de fevereiro de 2026
em Negócios
SENAI/AM participa de projeto nacional para mapear cadeia produtiva de refrigeração e climatização
facebookTwitterWhatsapp

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), por meio do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica (ISI-AM), em cooperação com o SENAI Paraná, integra o projeto nacional de mapeamento da cadeia produtiva de Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração (HVAC-R), iniciativa com investimento de R$ 1,07 milhão e vigência de 18 meses, voltada a subsidiar políticas públicas, atrair investimentos e apoiar a modernização do setor no Brasil. 

O lançamento oficial do projeto ocorreu no último dia 2, em Curitiba, durante reunião de kick-off que reuniu representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério de Minas e Energia (MME), da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), da organização internacional CLASP e do Observatório da Indústria do Sistema Fiep.

O mapeamento tem como objetivo identificar gargalos produtivos, oportunidades tecnológicas e diretrizes estratégicas ao longo da cadeia de HVAC-R, com análise integrada dos segmentos de aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores e compressores, considerando aspectos produtivos, tecnológicos, econômicos, regulatórios e de mercado.

De acordo com o diretor regional do SENAI-AM, Rogério Pereira, o projeto nasceu a partir da identificação de desafios enfrentados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), especialmente no setor de refrigeração. “Identificamos gargalos relevantes, como a necessidade de certificação de produtos fora do estado, e estamos trabalhando para viabilizar essa infraestrutura em Manaus. Esse estudo permitirá melhorar processos, logística, qualidade e eficiência de toda a cadeia produtiva, fortalecendo o PIM e a indústria nacional”, destacou.

Já o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica e gerente do Observatório da Indústria do Sistema FIEAM, Élvio Dutra, ressaltou a importância regional do projeto. Segundo ele, o setor de ar-condicionado instalado no Polo Industrial de Manaus representa o segundo maior polo industrial do mundo nesse segmento, com características logísticas específicas que reforçam a relevância do estudo para o desenvolvimento regional.

Para a gestora do projeto pela ABDI, Marcia Oleskovicz, a iniciativa integra uma estratégia mais ampla voltada à eficiência energética como eixo estruturante da política industrial brasileira. Segundo ela, o setor HVAC-R é estratégico diante do crescimento da demanda por equipamentos e do alto consumo energético, o que torna essencial o fortalecimento da competitividade industrial com base em inovação e sustentabilidade.

O Observatório da Indústria do Sistema Fiep apresentou a metodologia que será aplicada no desenvolvimento do estudo, baseada em análises qualitativas, estudos prospectivos, construção de painéis de dados e validação colaborativa com especialistas. Os resultados serão consolidados em publicações técnicas, resumos executivos e plataformas digitais de inteligência industrial.

Sidarta Ruthes, gerente do Observatório da Indústria do Sistema Fiep esclareceu que o projeto representa um avanço relevante na organização e integração de informações estratégicas sobre o setor. Afirma, ainda que ao transformar dados em conhecimento aplicado, o mapeamento contribui para orientar decisões empresariais e políticas públicas, fortalecendo a competitividade industrial em um cenário de transição energética e crescente demanda por eficiência.

A expectativa é que o projeto consolide uma visão estruturada e de longo prazo sobre a cadeia de HVAC-R no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento industrial sustentável e para o fortalecimento da competitividade do setor.

Além de Élvio Dutra (Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica), estiveram presentes na reunião Jorge Nascimento, Thiago Rodrigues e Renato Alves (Eletros); Marcelo Sperling (MME); Alessandra Sousa (CLASP), Marcia Oleskovicz (ABDI) e Sidarta Ruthes (Observatório da Indústria do Sistema Fiep).

Relacionado Posts

O Ouro Líquido do Amazonas – Uma árvore inteira para 1 litro de perfume

O Ouro Líquido do Amazonas – Uma árvore inteira para 1 litro de perfume

24 de maio de 2026

O ouro líquido da Amazônia tem nome: Pau-Rosa. A conta é cruel e explica por que ela quase foi extinta....

Onda de Ofertas Apa Móveis

Onda de Ofertas Apa Móveis

16 de maio de 2026

https://www.youtube.com/live/tJ3FHAENQXA?si=5S_-WQxfDE38DnAi

Apa Móveis Manoa

Apa Móveis Manoa

16 de maio de 2026

https://www.youtube.com/live/U62i3ycx6Bs?si=Awi5WTr2lhZxW-XT

Hapvida amplia tecnologia de controle de infecções

Hapvida amplia tecnologia de controle de infecções

14 de maio de 2026

A higienização correta das mãos segue como uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e reduzir infecções relacionadas à...

Dia das Mães movimenta economia informal nos cemitérios de Manaus

Dia das Mães movimenta economia informal nos cemitérios de Manaus

10 de maio de 2026

Diferente dos demais dias festivos, no Dia das Mães as homenagens se duplicam entre as mães vivas e aquelas que...

Apa Móveis Cidade de Deus

Apa Móveis Cidade de Deus

9 de maio de 2026

https://www.youtube.com/live/StOx041f--A?si=M8xfh_hxEurqbloF

AS MAIS LIDAS

Brasil

Vídeo forte mostra ‘Gordinho da Revoada’ entregando a vida a Deus antes de ser morto a tiros

1 de junho de 2026
Vídeo forte: Após pular muro para invadir casa, homem é atacado por dois pitbulls
Brasil

Vídeo forte: Após pular muro para invadir casa, homem é atacado por dois pitbulls

30 de maio de 2026
EDIÇÃO IMPRESSA

4895 – EDIÇÃO DIGITAL

20 de maio de 2023
EDIÇÃO IMPRESSA

4894 – EDIÇÃO DIGITAL

19 de maio de 2023
4882 – EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO IMPRESSA

4882 – EDIÇÃO DIGITAL

5 de maio de 2023

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • [email protected]
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • [email protected]
  • (92) 99337-0777

Portal Msktv

  • Lauren Bernardo
  • [email protected]
  • (92) 98222-1010

Msktv Direção

  • Miguel Jorge Mourão
  • [email protected]
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2026 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV NEWS LTDA - CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Canal TV Maskate
  • Em manutenção
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • Todas as enquetes
  • Troféu Pulha HD 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.