Esta semana, o Maskate News e o Portal MSKTV estamparam em suas manchetes o elevado número de mortos em acidentes causados ou envolvendo motos, ano passado, em Manaus. Hoje, qualquer pessoa pode ser mototáxi, se não tiver dinheiro para comprar uma moto é só alugar: anúncios não faltam.
Além dos mototaxistas legalizados, pra agravar o quadro há os piratas e os de aplicativos, um serviço que transformou o já caótico trânsito de Manaus em uma fábrica de produzir deficientes, órfãos e viúvas. Agora, a moda saiu de Manaus e chegou na maior cidade do país. Na terça-feira o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes reagiu ao anúncio do serviço de mototáxi pelo aplicativo 99, uma medida que desrespeita o decreto municipal de 2023, que proíbe a prática na cidade. Órgãos de fiscalização e segurança do trânsito paulistanos fizeram Blitz e apreenderam centenas de mototáxis.
Carnificina
O prefeito criticou, durante coletiva, o início da operação de mototáxi da 99, durante a entrega de um conjunto habitacional na Zona Sul. Após as críticas, ele apelou aos moradores para não utilizarem o serviço. “Esses desgraçados vêm aqui e ganham dinheiro e ainda querem levar a vida das pessoas (…) Não usem isso pelo amor de Deus. Vai ser uma carnificina”, declarou Nunes.
Em Manaus já é uma “desintera família”
Para se ter a dimensão do problema em Manaus, ano passado, houve um aumento de 31% no número de motociclistas mortos no trânsito, comparado com o ano anterior. Eles representam 158 vítimas fatais, no total de 309 pessoas mortas nas vias da capital amazonense, no mesmo período.
Nos registros de acidentes fatais em geral, houve o aumento de 21% de mortes no trânsito, nos últimos 12 meses. É o maior percentual nos últimos 24 anos, de acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
120 deles contra 158 nossos
Em 2023, em São Paulo, com uma população acima de 15 milhões, 120 pessoas morreram em colisões envolvendo motos, evidenciando uma tendência crescente de risco para esse grupo.
“Isso vai ser uma carnificina na nossa cidade. 1 milhão e 300 mil motos. A cidade não está preparada. Maior número [de acidentes] de trânsito são por conta de motos. Ano passado, [foram] 364 pessoas mortas em motos. Isso quer dizer que praticamente todo dia morreu alguém em São Paulo usando moto”, alertou.
O que diz a lei
Desde 2018, a lei federal que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana permite o serviço de transporte individual privado de passageiros mediado por aplicativos, tanto para carros quanto para motos”.
No entanto, a gestão municipal reiterou que a prática é ilegal em São Paulo, enfatizando o aumento de 37% nas mortes de motociclistas no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Nunes prometeu e foi à Justiça para vetar o serviço de 99 e Moto-Uber.
Instalação de Motovias é a solução
Desde que o serviço de mototaxistas começou a virar epidemia em Manaus, que o Grupo Maskate vem batendo na tecla na instalação de motovias nas vias de grande movimento, como uma forma de proteger quem usa ou trabalha de moto. Entendemos que todo mundo necessita ganhar seu sustento, mas não ao custo de tirar ou perder a vida.
Outra medida é o combate à ilegalidade, como também a punição exemplar dos contraventores.