Já está tudo pronto para a realização do maior festival de artes integradas do Brasil e do mundo, nos dias 5, 6 e 7 deste mês de setembro, no Centro Histórico de Manaus, o “Manaus Passo a Paço 2024”. A Prefeitura definiu as últimas atrações nacionais que completam o line-up do festival. “Alok, Matuê, João Gomes, MC Ryan, Capital Inicial, Luísa Sonza, Pitty, Luan Santana, Pixote, Manu Batidão, Maneva, Lorena Simpson, Titãs, Wesley Safadão e Chitãozinho e Chororó estarão se aptresentando para a população de Manaus e cidades vizinhas, como Boa Vista e interior do estado. “Ainda teremos as atrações cristãs: Aline Barros, Som Louvor e Padre Antônio Marinho. Todos os ritmos estão contemplados, com um line-up diversificado”, comemorou o prefeito David Almeida.
A expectativa para este ano, segundo o prefeito, é atrair mais de 600 mil pessoas nos três dias de evento, 200 mil por dia, nos nove palcos que serão distribuídos em um perímetro de 60 mil metros quadrados. O “Manaus Passo a Paço 2024” contará com mais de 1.200 artistas locais de diversos segmentos culturais contratados. Serão mais de 150 horas de programação cultural, com shows ao vivo, exposições e intervenções artísticas, além de feira gastronômica e espaços culturais. Realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o “Manaus Passo a Paço” é uma ação integrada que envolve todas as pastas da administração municipal.
“Este ano, a expectativa é de fazermos um evento ainda melhor, devido aos anos de experiência na organização. Teremos uma megaestrutura. Esperem que vai acontecer um evento grandioso, contemplativo, integrando toda a classe artística de Manaus”, assegurou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.
Atrações
No lançamento do festival, em abril deste ano, o prefeito David Almeida já havia anunciado os nomes de sete atrações nacionais para o festival: Capital Inicial, Pitty, Pixote, Manu Batidão, Titãs, Lorena Simpson e Luiza Sonza. Em maio, foi anunciado o nome de Wesley Safadão. A expectativa é de que o festival deste ano atinja o maior número de trabalhadores da cultura em uma única edição, desde sua criação. O evento multicultural terá nove palcos: “Malcher”, “Alfândega”, “Coreto”, “Museu”, “espaço Cultura Urbana”, “espaço “Moda”, o “Teatro”, “espaço Empreendedores”, e, de forma inédita, a “Tenda Eletrônica”, voltada ao público desse gênero musical.
Alteração no trânsito
O trânsito e o transporte público vão passar por mudanças durante o Sou Manaus Passo a Paço 2024. O evento ocorre nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Centro Histórico de Manaus.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), durante o evento a Avenida Epaminondas estará liberada apenas para a circulação ônibus coletivos, que devem seguir até a praça da Matriz e depois seguir seus itinerários normais.
No Terminal Central da Matriz, apenas a pista da esquerda estará liberada para os ônibus do transporte público. A pista da direita estará interditada para facilitar o fluxo do público em direção aos palcos do “Passo a Paço” As operações iniciam partir das 6h da quinta-feira (5), com a interdição da rua Governador Vitório para a circulação de veículos particulares, o acesso será liberado apenas para moradores e funcionários da Marinha do Brasil
Já a partir das 19h, serão intensificadas as interdições e desvios para os veículos. Agentes do IMMU estarão fazendo o controle em todo o entorno do evento
Interdições
Nos três dias de evento, as interdições vão começar às 6h e vão se intensificando ao longo do dia até o bloqueio total, a partir das 19h. Na quinta-feira (5), parte das vias do Centro serão fechadas permanentemente até o encerramento do evento, no sábado (7).
Confira as interdições por horário:
A partir das 6h
- Rua Governador Vitório, entre as ruas Padre Ghislândy e Visconde de Mauá (acesso local apenas para moradores, trabalhadores do evento e funcionários da Marinha).
- Rua Frei José dos Inocentes e rua Bernardo Ramos, será interditada entre a Avenida Epaminondas e a rua Governador Vitório (acesso local).
- A rua XV de Novembro ficará interditada entre a rua Visconde de Mauá e a Avenida 7 de Setembro.
- Avenida 7 de Setembro entre rua Taqueirinha e avenida Epaminondas
A partir das 15h
- A rua Luiz Antony, no trecho entre as ruas 10 de Julho e Padre Gislandi, terá o fluxo de veículos desviado para a rua 10 de Julho.
A partir das 19h:
- Será interditado todo o corredor da avenida Epaminondas, que será de circulação exclusiva para o transporte coletivo, com a triagem iniciando na avenida Leonardo Malcher.
- Haverá a interdição da Rua Lobo D’Almada, entre as ruas José Clemente e 10 de Julho, e desvio do fluxo para a Rua José Clemente.
Nos dias do evento, as linhas de ônibus 121, 126, 214, 219, 227, 315, 321, 356, 440, 422, 443, 448, 500, 540, 560, 612, 621, 640, 650, 652 e 676 farão mais uma viagem após a meia-noite. Além disso, após esse horário, 22 ônibus de apoio farão viagens extras, conforme orientação de fiscais de transporte e das empresas operadoras do sistema.