Uma seca severa vem assolando municípios do interior e após um rio inteiro sumir, alguns municípios já decretaram situação de emergência, como Benjamin Constant, Tefé, Uarini e Manaquiri, nesta terça-feira (18). Na área de Tefé, afluentes do Rio Solimões apresentam extensas faixas de areia, mudando a rota de navegação das embarcações.
Com um menor volume de chuvas na bacia dos rios da Amazônia ao longo de setembro, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a vazante vai de junho até dezembro, quando os rios voltam a encher por conta do período chuvoso da região.
Em consequência disso, o interior do Amazonas vem sofrendo com a falta de acesso das cargas que precisam chegar aos municípios, já que o rio é principal meio de transporte da população que transita da capital para o interior. A Defesa Civil entrou em alerta para 17 cidades da região Norte.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mudanças climáticas têm sido causadas pelo fenômeno La Niña, quando ocorre o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Um dos efeitos é o aumento das chuvas, bem como a seca e temperaturas altas.
Foto: Defesa Civil