A Suframa e a startup Intelliway Tecnologia Ltda. realizaram, ao longo desta semana, uma série de reuniões estratégicas para avançar no desenvolvimento da Prova de Conceito (PoC) de um chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA). A solução visa a aprimorar o atendimento aos usuários ao fornecer informações sobre incentivos fiscais e serviços da Autarquia de forma automatizada e eficiente, utilizando linguagem natural.
A iniciativa é resultado da seleção da Intelliway no desafio proposto pela Autarquia “4.1: Solução de IA para interagir por meio de chatbot e fornecer informações sobre incentivos fiscais e serviços”, no âmbito da Chamada Pública “Soluções de IA para o Poder Público – Rodada 2”, promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A chamada concede recursos de subvenção econômica para startups que desenvolvam soluções inovadoras baseadas em IA para desafios tecnológicos da Administração Pública Federal.
Durante as reuniões realizadas nos dias 26, 27 e 28, a startup apresentou o protótipo do agente de IA do chatbot, que servirá como base para a Prova de Conceito (PoC), já contando com algumas funcionalidades iniciais em operação. A versão final da PoC deverá ser apresentada nas próximas semanas e homologada até julho. O escopo inicial abrange os incentivos fiscais e extrafiscais estabelecidos nos marcos regulatórios administrados pela Autarquia, bem como os serviços que geram maior volume de dúvidas, conforme levantamento realizado junto à Ouvidoria da Suframa, que analisou mais de quatro mil registros de atendimentos.
Ao longo dos três dias de trabalho, foram debatidos aspectos técnicos e operacionais do desenvolvimento do sistema, com foco no funcionamento e atualização do banco de dados, nas funcionalidades esperadas tanto na PoC quanto após sua homologação e no cronograma de desenvolvimento. Está prevista a disponibilização da ferramenta em versão beta nos próximos meses, permitindo que os usuários testem e contribuam com sugestões de melhorias antes da entrega do produto final.
O chatbot permitirá que os usuários façam perguntas e recebam respostas ágeis em linguagem natural, considerando o contexto das mensagens anteriores dentro da mesma conversa, garantindo um atendimento mais fluido e coerente. Além disso, está previsto que o sistema compreenda e traduza respostas para diversos idiomas disponíveis em seu núcleo, bem como aceite e responda perguntas em áudio.
“Uma das grandes vantagens do projeto é que está previsto o repasse total do código-fonte da API da ferramenta. Dessa forma, mesmo após a sua entrega, a Suframa poderá aprimorar continuamente o chatbot com novas funcionalidades e aprendizados, acompanhando as mudanças nas legislações e nos serviços oferecidos. Isso permitirá o seu retreinamento contínuo, assegurando um alto nível de precisão e confiabilidade nas respostas”, destacou o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar.
Alta demanda
A equipe técnica da Suframa envolvida no desenvolvimento do projeto inclui a Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin/SAE), a Coordenação-Geral de Assuntos Estratégicos (Cogea/SAE), a Superintendência-Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (SDI) e a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (CGTIC/SAD). Além disso, técnicos da Superintendência Adjunta de Operações (SAO) também participam do desenvolvimento da PoC, considerando a alta demanda por informações relacionadas ao cadastro e controle de mercadorias. Por parte da startup, participam do projeto: Carlos Eduardo Brandão (CEO); Elaine Rocha de Oliveira (líder de Desenvolvimento em IA); Highor Mattede (gerente de Projetos), e Frederico Comério (CTO), dentre outros.
Modernização
O superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, ressaltou a importância da iniciativa. “Espera-se que o chatbot represente um avanço significativo na modernização do atendimento da Suframa, oferecendo maior agilidade e acessibilidade para os usuários interessados em incentivos fiscais e serviços da instituição”, frisou.