logo-2023
Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Economia

Reunião para avanço na Prova de Conceito de chatbot com IA é realizada na Suframa

31 de março de 2025
em Economia
0 0
Reunião para avanço na Prova de Conceito de chatbot com IA é realizada na Suframa
facebookTwitterWhatsapp

A Suframa e a startup Intelliway Tecnologia Ltda. realizaram, ao longo desta semana, uma série de reuniões estratégicas para avançar no desenvolvimento da Prova de Conceito (PoC) de um chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA). A solução visa a aprimorar o atendimento aos usuários ao fornecer informações sobre incentivos fiscais e serviços da Autarquia de forma automatizada e eficiente, utilizando linguagem natural.

A iniciativa é resultado da seleção da Intelliway no desafio proposto pela Autarquia “4.1: Solução de IA para interagir por meio de chatbot e fornecer informações sobre incentivos fiscais e serviços”, no âmbito da Chamada Pública “Soluções de IA para o Poder Público – Rodada 2”, promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A chamada concede recursos de subvenção econômica para startups que desenvolvam soluções inovadoras baseadas em IA para desafios tecnológicos da Administração Pública Federal.

Durante as reuniões realizadas nos dias 26, 27 e 28, a startup apresentou o protótipo do agente de IA do chatbot, que servirá como base para a Prova de Conceito (PoC), já contando com algumas funcionalidades iniciais em operação. A versão final da PoC deverá ser apresentada nas próximas semanas e homologada até julho. O escopo inicial abrange os incentivos fiscais e extrafiscais estabelecidos nos marcos regulatórios administrados pela Autarquia, bem como os serviços que geram maior volume de dúvidas, conforme levantamento realizado junto à Ouvidoria da Suframa, que analisou mais de quatro mil registros de atendimentos.

Ao longo dos três dias de trabalho, foram debatidos aspectos técnicos e operacionais do desenvolvimento do sistema, com foco no funcionamento e atualização do banco de dados, nas funcionalidades esperadas tanto na PoC quanto após sua homologação e no cronograma de desenvolvimento. Está prevista a disponibilização da ferramenta em versão beta nos próximos meses, permitindo que os usuários testem e contribuam com sugestões de melhorias antes da entrega do produto final.

O chatbot permitirá que os usuários façam perguntas e recebam respostas ágeis em linguagem natural, considerando o contexto das mensagens anteriores dentro da mesma conversa, garantindo um atendimento mais fluido e coerente. Além disso, está previsto que o sistema compreenda e traduza respostas para diversos idiomas disponíveis em seu núcleo, bem como aceite e responda perguntas em áudio.

“Uma das grandes vantagens do projeto é que está previsto o repasse total do código-fonte da API da ferramenta. Dessa forma, mesmo após a sua entrega, a Suframa poderá aprimorar continuamente o chatbot com novas funcionalidades e aprendizados, acompanhando as mudanças nas legislações e nos serviços oferecidos. Isso permitirá o seu retreinamento contínuo, assegurando um alto nível de precisão e confiabilidade nas respostas”, destacou o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar.

Alta demanda

A equipe técnica da Suframa envolvida no desenvolvimento do projeto inclui a Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin/SAE), a Coordenação-Geral de Assuntos Estratégicos (Cogea/SAE), a Superintendência-Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (SDI) e a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (CGTIC/SAD). Além disso, técnicos da Superintendência Adjunta de Operações (SAO) também participam do desenvolvimento da PoC, considerando a alta demanda por informações relacionadas ao cadastro e controle de mercadorias. Por parte da startup, participam do projeto: Carlos Eduardo Brandão (CEO); Elaine Rocha de Oliveira (líder de Desenvolvimento em IA); Highor Mattede (gerente de Projetos), e Frederico Comério (CTO), dentre outros.

Modernização

O superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, ressaltou a importância da iniciativa. “Espera-se que o chatbot represente um avanço significativo na modernização do atendimento da Suframa, oferecendo maior agilidade e acessibilidade para os usuários interessados em incentivos fiscais e serviços da instituição”, frisou.

O que você achou dessa matéria?
BoaRuim

Relacionado Posts

Pix automático? Saiba como funciona; entra em vigor nesta segunda (13)

Pix automático? Saiba como funciona; entra em vigor nesta segunda (13)

13 de outubro de 2025

O Pix Automático, nova modalidade do Banco Central (BC), entrou em vigor nesta segunda-feira (13) com o objetivo de facilitar...

Câmara aprova nova regra do IR com isenção ampliada e taxação

Câmara aprova nova regra do IR com isenção ampliada e taxação

2 de outubro de 2025

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que aumenta a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até...

Investimento no polo naval gera milhares empregos no Amazonas, destaca Eduardo Braga

Investimento no polo naval gera milhares empregos no Amazonas, destaca Eduardo Braga

29 de setembro de 2025

O alto investimento feito pelo governo federal no polo de construção naval do Amazonas tem gerado milhares de empregos e...

Dificuldades financeiras causam impactos silenciosos na saúde mental dos Brasileiros

Dificuldades financeiras causam impactos silenciosos na saúde mental dos Brasileiros

28 de setembro de 2025

Uma pesquisa recente da Serasa, em parceria com a Opinion Box, revela o forte elo entre o aperto financeiro e o bem-estar...

Aposentados no Amazonas já receberam R$ 34 milhões; saiba como ter acesso ao seu dinheiro

Aposentados no Amazonas já receberam R$ 34 milhões; saiba como ter acesso ao seu dinheiro

24 de setembro de 2025

O Governo Federal está devolvendo descontos indevidos a aposentados e pensionistas do INSS, em um processo que devolveu cerca de...

Indústrias projetam expansão na ZFM

Indústrias projetam expansão na ZFM

10 de setembro de 2025

Moto Honda da Amazônia, Tutiplast, Novamed e Toca da Pitaya apresentaram à imprensa, nesta terça (9), seus investimentos e expectativas de...

AS MAIS LIDAS

Execução? Vídeo mostra homem rendido e depois tendo o corpo carregado pela Rocam
Boletim de Ocorrência

Execução? Vídeo mostra homem rendido e depois tendo o corpo carregado pela Rocam

28 de outubro de 2025
Vídeo: Criadora de conteúdo adulto de Manaus denuncia ex por ameaça com arma: “veio na porta”
Boletim de Ocorrência

Vídeo: Criadora de conteúdo adulto de Manaus denuncia ex por ameaça com arma: “veio na porta”

28 de outubro de 2025
Desfigurado: Veja o que fizeram com o filho que tirou a vida da mãe em Manaus
Boletim de Ocorrência

Desfigurado: Veja o que fizeram com o filho que tirou a vida da mãe em Manaus

22 de outubro de 2025
Após desaparecer, garotinho de 6 anos é achado morto em mala
Brasil

Vídeo forte: Após desaparecer, garotinho de 6 anos é achado morto em mala

27 de outubro de 2025
Influenciador desabafa após ataque de 'amigo' em motel: “veio para matar”
Boletim de Ocorrência

“Veio pra me matar”: Influenciador de Manaus desabafa após ataque de ‘amigo’ em motel

25 de outubro de 2025

Portal Msktv

  • Lauren Bernardo
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • Mário Bacunin
  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777

PDEX's 1k

  • Mário Bacunin
  • diretoria@msktv.com.br
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2025 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Enquete
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.