Uma urna em um canavial na zona rural de Coari, a 450 km de Manaus, atrasou a contagem de apuração dos votos da eleição de 2022 no Brasil. O atraso no fechamento é em decorrência da contagem dos votos da urna de lona, que ainda são em papel, e só pode ocorrer na sede do município.
A demora na finalização da contagem dos votos se deu em virtude da distância entre o local de votação e a sede do município.
Apenas às 18h desta segunda-feira (03), a apuração havia sido encerrada, segundo assessores do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM), agora eles aguardam o sistema do Tribunal Superior Eleitoral incluir esses números e disponibilizar os Boletins de Urna do 1º turno.
Apesar disso, 99,99% das urnas do Brasil já foram apuradas, e por isso, já é possível saber que será necessário um 2º turno para decidir o próximo presidente da República e Governador do Amazonas.
Vale lembrar que, a partir das Eleições Municipais de 2000, todo o eleitorado brasileiro passou a votar por meio das urnas eletrônicas, o que eliminou a intervenção humana no processo de apuração e totalização dos votos de uma eleição.
Foto: Divulgação / TSE