Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Negócios

Encontro regional de superintendentes alinha ações do IEL

11 de fevereiro de 2026
em Negócios
Encontro regional de superintendentes alinha ações do IEL
facebookTwitterWhatsapp

Os superintendentes do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) da região Norte reuniram-se até ontem (10) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) para alinhamento e troca de experiências na atuação da entidade nos diferentes estados do país. Durante o encontro realizado em dois dias, o presidente da FIEAM, Antonio Silva, assinalou que o alinhamento fortalece o protagonismo da região Norte nas discussões nacionais sobre inovação, qualificação profissional e competitividade da indústria.

O diretor regional do IEL-AM e vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, disse que a iniciativa é uma oportunidade estratégica para fortalecer a integração entre os regionais e transformar conhecimento em soluções práticas que atendam às necessidades reais da indústria brasileira.

“Momentos como esse são fundamentais para alinhar diretrizes, compartilhar boas práticas e ampliar o impacto das ações do IEL nos estados”, destacou a superintendente do IEL Amazonas, Andrea Guerra, anfitriã do encontro que durou dois dias e contou ainda com a participação de lideranças do instituto no Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

IEL Nacional reforça foco em inovação

Na ocasião, a superintendente nacional do IEL, Sara Saldanha, detalhou os planos nacionais voltados ao fortalecimento da atuação integrada dos regionais, com ênfase na inovação como eixo estruturante dos serviços. Entre as prioridades, citou o aprimoramento e a expansão do Inova Talentos, programa estratégico que busca ganhar maior assertividade e aderência às demandas da indústria brasileira. A proposta é consolidar o programa como ferramenta central de conexão entre empresas, pesquisadores e soluções tecnológicas, ampliando sua efetividade nos estados.

Saldanha enfatizou a importância da atuação articulada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e com o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), sediado em Manaus, como forma de potencializar resultados e atender às especificidades regionais, especialmente da região Norte. Segundo ela, o desafio é alinhar metodologias, padronizar entregas e fortalecer a governança nacional do IEL, garantindo que todos os regionais operem de forma estratégica e integrada, sem perder a sensibilidade às realidades locais.

Pará aposta na inteligência de dados

O uso estratégico de um banco de inteligência — o Observatório de Estágio — para transformar dados em ferramentas de gestão foi apresentado pelo IEL Pará. A iniciativa utiliza o grande volume de informações disponíveis para mapeamento do perfil de clientes, média de bolsas, setores atendidos e comportamento dos estagiários.

A ferramenta permite ao regional identificar de forma antecipada possíveis cancelamentos de contratos de estágio, atuando preventivamente para reverter desligamentos e reduzir perdas.

A estratégia fortalece o relacionamento com as empresas, aumenta a taxa de renovação e contribui diretamente para a sustentabilidade financeira do IEL, tornando a inteligência de dados um diferencial competitivo e um modelo de referência para os demais estados.

Roraima investe na conexão com mercado

IEL Roraima expôs iniciativas de aproximação com universidades e empresas, como o programa IEL Conecta, que promove a integração entre o meio acadêmico e o setor produtivo, fortalecendo a presença institucional do IEL no estado. Mesmo sendo um estado de menor porte populacional, o regional demonstrou capacidade de articulação e expansão estratégica, reforçando seu papel no desenvolvimento local.

As experiências compartilhadas reforçaram o objetivo central do encontro: consolidar uma atuação mais homogênea e estratégica do IEL em todo o país, potencializando inovação, inteligência de mercado e geração de resultados para a indústria.

IEL Paraná reforça atendimento à indústria

O gerente de Negócio e Relacionamento do IEL Paraná, Rafael Delgado, evidenciou a experiência da região Sul no reposicionamento do IEL como empresa de soluções de empregabilidade voltada à indústria. Durante sua apresentação, compartilhou a estratégia adotada no estado para fortalecer o atendimento ao setor industrial, com foco em competitividade, uso estruturado do plano de ação e implementação de uma plataforma de soluções de empregabilidade – o “Emprega Indústria” – voltada exclusivamente às demandas das empresas.

A iniciativa tem contribuído para ampliar a presença institucional do IEL junto à indústria paranaense e servir de referência aos demais institutos regionais na busca por inovação e geração de valor nos serviços ofertados.

De acordo com Andrea Guerra, as discussões reforçaram o papel do IEL como elo entre a indústria, o meio acadêmico e o desenvolvimento econômico sustentável

Relacionado Posts

O Ouro Líquido do Amazonas – Uma árvore inteira para 1 litro de perfume

O Ouro Líquido do Amazonas – Uma árvore inteira para 1 litro de perfume

24 de maio de 2026

O ouro líquido da Amazônia tem nome: Pau-Rosa. A conta é cruel e explica por que ela quase foi extinta....

Onda de Ofertas Apa Móveis

Onda de Ofertas Apa Móveis

16 de maio de 2026

https://www.youtube.com/live/tJ3FHAENQXA?si=5S_-WQxfDE38DnAi

Apa Móveis Manoa

Apa Móveis Manoa

16 de maio de 2026

https://www.youtube.com/live/U62i3ycx6Bs?si=Awi5WTr2lhZxW-XT

Hapvida amplia tecnologia de controle de infecções

Hapvida amplia tecnologia de controle de infecções

14 de maio de 2026

A higienização correta das mãos segue como uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e reduzir infecções relacionadas à...

Dia das Mães movimenta economia informal nos cemitérios de Manaus

Dia das Mães movimenta economia informal nos cemitérios de Manaus

10 de maio de 2026

Diferente dos demais dias festivos, no Dia das Mães as homenagens se duplicam entre as mães vivas e aquelas que...

Apa Móveis Cidade de Deus

Apa Móveis Cidade de Deus

9 de maio de 2026

https://www.youtube.com/live/StOx041f--A?si=M8xfh_hxEurqbloF

AS MAIS LIDAS

Brasil

Vídeo forte mostra ‘Gordinho da Revoada’ entregando a vida a Deus antes de ser morto a tiros

1 de junho de 2026
Vídeo forte: Após pular muro para invadir casa, homem é atacado por dois pitbulls
Brasil

Vídeo forte: Após pular muro para invadir casa, homem é atacado por dois pitbulls

30 de maio de 2026
EDIÇÃO IMPRESSA

4895 – EDIÇÃO DIGITAL

20 de maio de 2023
EDIÇÃO IMPRESSA

4894 – EDIÇÃO DIGITAL

19 de maio de 2023
4882 – EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO IMPRESSA

4882 – EDIÇÃO DIGITAL

5 de maio de 2023

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • [email protected]
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • [email protected]
  • (92) 99337-0777

Portal Msktv

  • Lauren Bernardo
  • [email protected]
  • (92) 98222-1010

Msktv Direção

  • Miguel Jorge Mourão
  • [email protected]
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2026 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV NEWS LTDA - CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Canal TV Maskate
  • Em manutenção
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • Todas as enquetes
  • Troféu Pulha HD 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.