O clima da Copa do Mundo já chegou ao mundo dos negócios e pretende aquecer o comércio de Manaus. O evento esportivo deve movimentar a economia em variedades de produtos, e a criatividade é a alma do negócio.
Comportamento
Pesquisa feita pela Agência de Pesquisa de Comportamento apontou que são poucos os torcedores que conseguem acompanhar jogos do Brasil, em época de Copa do Mundo, dentro do estádio. Por isso, a casa passa a ter um papel extremamente relevante enquanto “lar torcedor”.
A pesquisa aponta que com a impossibilidade da ida aos estádios para assistir aos jogos da copa do mundo, 29% dos torcedores organizam a casa para deixá-la ainda mais confortável para o evento.
A torcida pela seleção dentro dos lares, também impacta diretamente os comportamentos de consumo: os jogos movimentam a venda de cervejas e eletrodomésticos, por exemplo, já que a festa está intimamente ligada às confraternizações em família.
Em 2022, 24% dos torcedores pretendem comprar uma nova TV para assistir melhor aos jogos.
“O ato de torcer, por si só, proporciona momentos ao lado de pessoas queridas, que ficam marcados na história de cada um. O evento carrega memória afetiva, tanto para quem já assistiu a vitórias e conquistas quanto para quem só ouviu falar delas, mas sonha em vivenciar essa experiência. É um respiro em meio ao caos do dia a dia”, explica Julia Ades, fundadora e head de pesquisa da Apoema.
O presidente em exercício da Fecomércio AM (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas) , Aderson Frota, concorda que a época pode ser uma excelente oportunidade a mais para o consumo de produtos e serviços. “Alguns segmentos devem garantir alta no faturamento. Embora o horário das partidas deva afetar algumas atividades, o importante é a própria motivação. E se a seleção garantir grandes resultados nos primeiros jogos vai criar um grande impulso para que haja maior aquisição de bens e consumo. Mas também, o setor de alimentação, bebidas, confecções, decoração, todos esses, realmente receberão um estímulo extra e com certeza um crescimento expressivo”, disse.
Para Frota, como o Mundial é um evento que só acontece a cada quatro anos, vai haver um crescimento nesses setores significativo e importante e talvez muito acima de 12% a 15% neste ano específico de Copa do Mundo. “A nossa expectativa é positiva”.