A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu preventivamente, nesta quarta-feira (15), Elizabelle Dias Lopes, investigada por aplicar golpes financeiros contra idosos em Parintins, no interior do Amazonas. Segundo as investigações, ela se apresentava como professora universitária para conquistar a confiança das vítimas e conseguir acesso aos dados pessoais.
De acordo com a PC-AM, a suspeita dizia que iria ajudar no cadastro de programas sociais ou verificar possíveis descontos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em seguida, pedia documentos e orientava as vítimas a fazerem o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br no celular dela. Com acesso às contas, contratava empréstimos consignados sem autorização e transferia o dinheiro para contas de sua titularidade por meio de Pix.
As investigações apontam que Elizabelle atuava na zona urbana e em comunidades rurais de Parintins. Em um dos casos, uma pessoa com deficiência intelectual teve prejuízo de quase R$ 20 mil. A investigada responderá por estelionato, uso de documento falso e falsidade ideológica, enquanto a Polícia Civil continua apurando a quantidade de vítimas e o valor total dos prejuízos causados.











