O empresário Luiz Carvalho Cruz, diretor-superintendente da J. Cruz Indústria de Bebidas Ltda (Magistral), foi eleito o Industrial do Ano 2025 e vai receber o título em evento que será realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) no dia 23 maio, às 19h30, no salão de eventos do Clube do Trabalhador, em Manaus.
Para o presidente da Fieam, Antônio Silva, “o evento presta justo reconhecimento a personalidades e empreendimentos que se destacam e orgulham o Amazonas e o país”. A premiação ocorre tradicionalmente em maio, em comemoração ao Dia da Indústria.

Passado de glória
Em visita a sede do Maskate, em companhia da terceira geração da família, seu sobrinho José Cruz Neto, Luiz recordou do começo, ressaltando que de uma empresa de guaraná, o empreendimento passou hoje para uma indústria de bebidas. Hoje dirige a empresa com seus irmãos José, Vitor e sua irmã Luíza, que nos bastidores lhe dão total apoio, além de André Cruz, outro sobrinho que trabalham e representam a terceira geração da família. No começo da década de 70 – lembra – havia nove marcas de guaraná, que eram Luséia, Líder, Tuxaua, Real, Andrade, Magistral, Regente, Baré e Guti Guti. Dessas, existem somente o Baré (Ambev), Tuxaua (Grupo Simões/Solar) e Real (Família Pio de Souza). “Sobrevivemos porque somos teimosos”, ressaltou. Nos 350 anos de Manaus, o guaraná Magistral foi o guaraná oficial da data.

História de lutas e sucesso
Luiz ingressou jovem na Magistral, que completa 80 anos, e ajudou a ampliar, com a família, o negócio fundado pelo pai dele, o comendador José Cruz que, natural de Portugal e casado com uma portuguesa, Alice Olímpia de Carvalho Cruz, fincou raízes aqui, começando com uma padaria e um pequeno comércio.
Aos 18 anos, o homenageado assumiu o cargo de auxiliar Administrativo e aos 20 anos, tornou-se sócio da empresa. “Meu pai foi um homem dedicado ao trabalho, de princípios rígidos, muito correto em suas ações”, lembrou ele.

O prêmio
O prêmio “Industrial do Ano” foi criado em 1965 e é um reconhecimento anual aos destaques da indústria amazonense. Desde a sua criação, a Fieam já homenageou 48 empreendedores. A cerimônia de premiação, organizada junto com o CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), geralmente ocorre no mês de maio, comemorando o Dia da Indústria.
Portanto, o objetivo do prêmio é reconhecer e homenagear empresários e empresas que se destacam na indústria amazonense. Além do “Industrial do Ano”, a Fueam também concede o título de “Exportadora do Ano” e “MicroIndustrial do Ano”. A solenidade de premiação, que não ocorria desde 2019 devido à pandemia, foi retomada em 2024, com premiações dos anos 2020, 2021 e 2022.

Biografia
Com educação básica no Colégio Barão do Rio Branco, Brasileiro e Dom Bosco, Luiz também fez parte dos estudos no Colégio Almeida Garrett, em Porto Cruz. É formado em Administração de Empresas e cursou, sem concluir, Economia, ambas pela Ufam. Também possui especialização em Marketing (FBM), de São Paulo e participou de diversos cursos de extensão universitária, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e na Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB), dentre outros.