Não tem como negar que os jingles sempre fizeram a diferença em uma campanha, seja ela de cunho comercial ou político e o objetivo é que eles fiquem “marcados” na mente de quem ouve, pela facilidade da letra e da repetição, mas uma, em especial, marcou o povo amazonense, tanto pela sonoridade quanto pelo momento.
O jingle “Boto Navegador”, ou na íntegra, “Feitiço do Boto Navegador”, uma composição de letra e música de Hilton Acioli, que completa 28 anos, até hoje é a vinheta política mais lembrada pelos amazonenses.
Histórias
Esse jingle foi usado por Gilberto Mestrinho na campanha eleitoral de 1996, quando era candidato a prefeito de Manaus. A vinheta faz alusão ao apelido dado a Mestrinho “boto tucuxi”, por conta da lenda amazônica do Boto.
Gilberto foi por três vezes governador do Amazonas, senador e prefeito de Manaus e morreu em julho de 2009. Sofria de insuficiência renal crônica, mas morreu por complicações cardíacas. Durante seu velório a vinheta foi entoada na voz de David Assayag e Lucilene Castro.