No Dia de Finados, celebrado neste domingo, em Manaus, pelo menos 500 mil pessoas devem visitar os 10 cemitérios da cidade para levar flores, velas e realizar rituais tradicionais para os entes queridos. A data, além de servir para homenagear aqueles que já se foram, para muitos pequenos empreendedores, representa uma renda extra.
Nesta data, os cemitérios se preparam para receber um grande número de visitantes, oferecendo uma programação especial. Assim, enquanto esses locais se enchem de lembranças e homenagens, os comerciantes veem no Dia de Finados uma chance valiosa de alavancar suas vendas aproveitando a grande movimentação nesses locais.
No cemitério São João Batista, localizado na Avenida Boulevard, em Nossa Senhora das Graças, floristas artesanais se prepararam meses antes para o aumento da demanda. Arranjos, buquês, coroas e grinaldas foram cuidadosamente montados para atender às homenagens dos visitantes.
As vendas nesta época podem representar uma parte significativa do faturamento mensal dos comerciantes. Segundo relatos, as flores mais procuradas incluem crisântemos, rosas e margaridas.
A expectativa é que o tempo continue ‘limpo’, mas se chover, tem camelô vendendo capas e guarda-chuvas.











