Varejistas esperam lucrar bastante no período. A Copa de 2022 terá início no dia 20 de novembro.
A poucas semanas do início da Copa do Mundo da África do Sul, o varejo está mais otimista que os torcedores com a seleção brasileira. Enquanto muita gente ainda tenta entender por que Dunga deixou de fora Neymar e Ganso, ambos do Santos, os comerciantes apostam que o torneio será motivo de alegria, pelo menos, para os negócios. De acordo com o estudo Perspectiva Empresarial para Copa do Mundo 2010, a estimativa é que a receita das empresas dobre, se comparadas aos meses de junho e julho do ano passado.
A pesquisa, realizada pela consultoria Serasa Experian, ouviu cerca de mil empresários do setor de comércio em todo o país. Metade dos entrevistados afirmou que apostam em um faturamento maior, tanto que farão promoções específicas para o período. A estimativa, segundo os empresários, é que os produtos mais procurados sejam artigos para torcida (53%), TV de alta definição (22%), bebidas em geral (16%), TV convencional (4%), e eletrônicos (1%), entre outros.
As ações promocionais serão feitas, principalmente, na região nordeste, seguidas da região norte e centro-oeste. O sudeste é a região onde os varejistas estão menos propensos às promoções: 38% planejam uma, e 56% manterão as propostas atuais.