Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
Home Maskate Tablóide

“Anjos Malditos” e “Selvagens”, duas galeras que aterrorizaram Manaus

25 de dezembro de 2024
em Maskate Tablóide
“Anjos Malditos” e “Selvagens”, duas galeras que aterrorizaram Manaus
facebookTwitterWhatsapp

Tudo começou em 1979, com o filme Warriors (no Brasil, Selvagens da Noite), que retratava as gangues que infestavam os EUA e digladiavam-se entre si. Em São Paulo o filme foi proibido depois da primeira exibição: jovens, presentes na sala de exibição, quebraram todas as cadeiras do cinema, motivados pelo filme.

Em Manaus não foi diferente. Na Zona Leste, principalmente, formaram-se gangues de jovens que, armados de terçados, demarcavam território e cobravam pedágios. Não assaltavam. A diversão era matar os rivais de outras galeras, o nome adotado em Manaus para esses grupos, Muitos dos quais até com 100 membros.

Donos da noite

As duas mais célebres e rivais entre si eram a “Anjos Malditos” e a “Selvagem”, esta última comandada por um moleque de uns 17 anos, que tinha tatuado em todo o queixo em forma de barba, a palavra Selvagem, o líder da galera.

Quando as duas se encontravam pelas ruas da Zona Leste, o “rabecão” do IML ia e vinha, quase a noite toda. Esses grupos, além de delimitar territórios, foram responsáveis por 42 dos 562 homicídios registrados em 2000 na cidade.

Levantamento preliminar do Conselho Tutelar da Zona Leste de Manaus apontou que, pelo menos, 5.800 adolescentes integravam as galeras. Há na cidade 24 mil jovens entre 16 e 18 anos. Para a Secretaria da Segurança Pública, eram apenas 700 identificados.

Força-Tarefa

A intensificação da ação das galeras, que começaram a se formar, levou a secretaria a implantar a Operação Antigalera, consistindo em deter os garotos por até oito horas na Delegacia Especializada de Apoio e Proteção à Criança e ao Adolescente. Os meninos só eram liberados na presença de responsáveis.

Multidão de detidos

Em dois fins-de-semana, a PM prendeu 451 adolescentes na zona Leste da cidade. O Conselho Tutelar enxergou abuso no método.
As galeras eram integradas principalmente por meninos entre 10 e 18 anos, nas regiões Leste, Oeste e Norte, além de favelas. A partir das 23h, havia um toque de recolher e para um morador chegar a sua casa de madrugada, só com pedágios de, em média, R$ 1,00.

Quem participava da galera era chamado de “galeroso”. O comportamento era tribal e as brigas eram parte importante da identidade dos grupos. Nos combates à “galerosos” rivais, a principal arma era terçados e uma espécie de escopeta caseira, feita de pedaços de ferro e que usava cartuchos de espingarda. O terçado (facão), canivete, punhal, gargalo de garrafa de cerveja e pedaços de pau também eram usados nos confrontos.

À época, a delegada Maria das Graças da Silva encontrou com um garoto uma pistola alemã, uma Luger, “mas a arma que eles mais usam e matam é a escopeta caseira”, disse, ele.

Guerreiros da Esquina

Em certa noite, a A.T.O., 18, fazia sua vigília no bairro Mutirão (zona Leste). Vaca, como é conhecido, atesta a violência: “”O inimigo que passa aqui é furado. Eu já furei uns cinco”.
Alguém morreu? “”Isso não me importa”, diz. Vaca pertencia à galera Guerreiros da Esquina, ou simplesmente GE. Participavam da gangue apenas 15 garotos. A fragmentação é outra constante nas galeras: em cada bairro há em média dez grupos, há ruas com até três bandos rivais.

Xerife Klinger Costa discordava

O secretário da Segurança, Klinger Costa, discordava da amplitude do fenômeno. “Galera só há na zona Leste e na Compensa. Esses conselheiros só sabem fazer estatísticas”, disse. O número de assassinatos ligados às galeras manteve-se estável de 99 (46) para 2000 (42), mas as tentativas de homicídio cresceram 90,2%, passando de 266 para 506, e levando à ação do governo.

Um dos casos mais brutais ligados a “galerosos” ocorreu em outubro do 1999, quando Antônio de Azevedo Oliveira, 17, foi degolado por um grupo de oito garotos. O crime aconteceu no bairro Novo Israel, na zona Norte. Só em dezembro de 1999, a Vara Infracional de Manaus abriu 82 processos contra menores. V.G.R, 13, conhecido como Diabinho e membro da galera Marica, foi detido, acusado de homicídio

Ele não negou ter matado J., 11. “Eu matei e tenho que pagar”, disse. O juiz da Vara Infracional, Antônio Celso Gióia, afirmou que as galeras se expandiram para outras cidades do Amazonas. O Conselho Tutelar de Manacapuru, a 80 km de Manaus, identificou 50 integrantes.
“É preciso uma imediata ação pública, integrada com a escola, a comunidade e a polícia para acabar com as galeras. Se existe a galera é porque os adolescentes não têm outra opção de vida”, afirmou, à época, Gióia.

Relacionado Posts

A sereia da Ilha de Faro

A sereia da Ilha de Faro

18 de junho de 2026

Parte 1 *Relato enviado por Elcione Carvalho, cidade de Faro, Pará "Eu tinha 13 anos quando fui passar as férias...

Ataque dos cães do diabo em Barreirinha

Ataque dos cães do diabo em Barreirinha

17 de junho de 2026

Meu nome é Acrísio Lima, tenho 33 anos e moro sozinho em uma fazenda desde a morte do meu pai,...

O Mistério da “Dama Branca”

O Mistério da “Dama Branca”

16 de junho de 2026

Um passeio comum que virou mistério Em 1975, o casal Peter e Diane Berthelot visitava tranquilamente a histórica Igreja de...

Contato com o sobrenatural enquanto dormia

Contato com o sobrenatural enquanto dormia

14 de junho de 2026

O que passo a contar aos milhares de leitores do Portal Msktv, aconteceu em 2014, em São Paulo, quando vivi...

A Mulher-Serpente da Comunidade do Cuieiras

A Mulher-Serpente da Comunidade do Cuieiras

14 de junho de 2026

Meu nome é José Paulo, moro em Manaus, no bairro de São Raimundo já há anos, mas o que passo...

O Monstro do Milharal de Manacapuru

O Monstro do Milharal de Manacapuru

12 de junho de 2026

Uma noite estranha na fazenda Eu sou Eloaldo da Silva. Atualmente moro no bairro da Glória, em Manaus, mas cresci...

AS MAIS LIDAS

Hoje tem mais presentão – MSKTV NEWS
PROGRAMA MASKATE NEWS

Hoje tem mais presentão – MSKTV NEWS

16 de junho de 2026
LUTA ECOLÓGICA
Manchete

LUTA ECOLÓGICA

18 de junho de 2026
EDIÇÃO IMPRESSA

4890 – EDIÇÃO DIGITAL

15 de maio de 2023
4887 – EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO IMPRESSA

4887 – EDIÇÃO DIGITAL

11 de maio de 2023
4889 – EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO IMPRESSA

4889 – EDIÇÃO DIGITAL

13 de maio de 2023

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • [email protected]
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • [email protected]
  • (92) 99337-0777

Portal Msktv

  • Lauren Bernardo
  • [email protected]
  • (92) 98222-1010

Msktv Direção

  • Miguel Jorge Mourão
  • [email protected]
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2026 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV NEWS LTDA - CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Canal TV Maskate
  • Em manutenção
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • Todas as enquetes
  • Troféu Pulha HD 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.