Uma amostragem da Meta, dona do Facebook e Instagram, revelou qual será a tendência da campanha para a prefeitura de Manaus. Só na pré-campanha, os pré-candidatos gastaram entre R$ 14 mil e R$ 118,7 mil com impulsionamento de conteúdo entre abril e julho deste ano.
David Almeida foi o campeão com R$ 118,7 mil em 269 anúncios, a maioria exaltando as ações dele como prefeito, seguido de Alberto Neto, com R$ 84,4 mil, com 401 anúncios. Neto, preferiu priorizar vídeos em que aparece recebendo apoio de lideranças da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira.
Sem ofensas
No período da pré-campanha, o impulsionamento de conteúdo é permitido pela legislação, desde que não haja ofensa a candidatos ou pedido de votos. As despesas dos oito pré-candidatos a prefeito no período de 29 de abril e 27 de julho alcançaram R$ 406,8 mil.
Eles promoveram cerca de 1,8 mil anúncios. Cada vídeo pode ser anunciado mais de uma vez, seguindo estratégias de publicidade. O preço para ampliar o alcance das publicações nas redes sociais é definido por quem anuncia.
Amom incisivo

Amom Mandel pagou R$ 52,3 mil para ampliar o alcance de vídeos em que ele faz duras críticas ao atual prefeito, que aparece como o principal adversário dele no pleito. O candidato do Cidadania promoveu 358 anúncios em três meses.
Já Roberto Cidade destinou R$ 42,2 mil para 30 anúncios. Marcelo Ramos, R$ 15,2 mil para 597 anúncios e Wilker Barreto, R$ 14,2 mil para 65 anúncios.